INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Artigos
 
Revisão da História da "Caridina cantonensis" - 3
 
José María Requena - Revisão da História da "Caridina cantonensis"



Revisão da História da Caridina cantonensis - parte 3

 


Antes de encerrar, gostaria de abrir um pequeno espaço para alguns camarões que geralmente têm pouco destaque, e sobre os quais há muita confusão, mas também são muito interessantes.


Refiro-me a todos aqueles camarões que parecem CBS, mas não são, alguns dos quais parecem também que são capazes de adquirir os tons vermelhos como os CRS, mas não sabemos se a genética é igual. Tem sido difícil encontrar literatura sobre eles e não temos ainda muita informação sobre esses camarões, mas de qualquer forma, vou apresentá-los.

  • Caridina logemanni (Bee Shrimp): cauda e rostro alaranjado. Faixas de cor preta ou vermelha.
  • Caridina maculata (Bumblebee tipo 1 ou New Bee): rostro branco, três listras pretas e faixas pretas na cauda. Um aspecto típico é a presença de uma mancha escura em forma de losango entre o 2º e 3º segmento do abdome. Origem na China.
  • Caridina breviata (Camarão Abelha, Bumblebee tipo 2 ou Hummel): transparente e sem faixas, não é encontrada no comércio. A maioria dos locais que vendem camarões com este nome, são C. maculata ou C. venusta.
  • Caridina venusta ou tumida (Super Bee ou New Bee tipo 2): semelhante aos CBS grau SS V-band mas é maior e mais robusto e com uma cor intensa e brilhante. Também podem ter cores avermelhadas semelhantes ao CRS. Origem na China.
  • Caridina trifasciata: rostro colorido e faixas na cauda. Cor muito variável: azul, cinza e marrom. Se caracteriza por ter três faixas negras finas. Autóctone de Hong Kong.
  • Caridina haivanensis: comercialmente se conhece como Princess Bee e é parecida com o CBS, mas são menores e menos robustos. Procedente da China. Uma forma selecionada desta espécie é o Super Princess Bee, cuja coloração e padrão são mais bem definidos. Na realidade, ainda existe alguma controvérsia se esta forma é a mesma espécie, ou uma outra espécie ainda desconhecida. 




Caridina venusta ou tumida. Foto de Novina



Caridina maculata. Foto de Novina



Caridina trifasciata. Foto de Garnella



Apesar de se assemelharem bastante aos Crystal, parece que os seus cuidados e requisitos são semelhantes aos Tiger.


A investigação sobre estas espécies é escassa, o que dificulta muito a identificação dos exemplares e permite uma infinidade de nomes comerciais e confusões. Esperamos que no futuro se dedique um pouco mais de dinheiro e tempo para a investigação científica, além de continuar sendo um magnífico hobby.




Princess Bee e Blue Bee. Fotos de Novina e Pacom



De fato, existem algumas até sem identificação, a variedade Vietnam Bee tem sido classificada como Caridina sp. e ainda deve ser estudada. É originária do Vietnã, e seus parâmetros são semelhantes a outros Caridina, exceto por preferir águas quentes, entre 27 e 28ºC.


Algo muito parecido acontece com as Galaxy Tiger. São camarões que estiveram na moda em torno de 2015, e são classificadas como Caridina sp. Existe algum debate se são Caridina rubropunctata, mas devemos esperar estudos mais conclusivos. De qualquer forma, sua manutenção é muito similar às espécies previamente descritas.




Caridina sp. Galaxy Tiger. Foto de Garnella



E finalmente vamos comentar sobre duas espécies que saem um pouco do nosso assunto, mas bastante relacionados com a Caridina cantonensis: as Paracaridina spp. Tradicionalmente são camarões que são criados em pH neutro, e uma dureza um pouco maior do que as CaridinaExistem muitos tipos, embora poucos sejam comercializados e apenas um deles é particularmente famoso. Ainda não têm uma espécie definida, sendo simplesmente denominadas de Paracaridina sp. ou Blue Bee. Pode ser confundido com os Hummel, pois eles têm um padrão semelhante, mas estas são menores e suas faixas são mais finas. Sua coloração é incrível, existem variedades marrons, violetas e azuis, segundo o grau de seleção que desejemos


Outra variedade que apareceu recentemente é a Paracaridina zijinica (antigo P. meridionalis), o Camouflage Tiger ou Larry Shrimp. Sua principal característica é a sua variabilidade de cor, sendo encontrados em um grande número de padrões brancos, vermelhos, azulados, negros... assim como opacidades variadas. Tem a peculiaridade de preferir águas ácidas e TDS baixo.



Paracaridina zijinica. Fotos de Mattiuskina



Finalmente, uma Paracaridina sp. pouco conhecida, ao menos comercialmente, é o Mustang Bee. Também prefere águas ácidas e TDS baixo. Sua cor é principalmente negra e com pequenas e irregulares linhas brancas.




Paracaridina zijinica, duas variedades de cor. Fotos de JBR e Novina




Deixo aqui aplausos aos nossos camarões, que, sem dúvida alguma, nos fazem ver a vida de forma diferente. Agora que eles estão em risco de desaparecer nos seus locais de origem, vamos retribuir-lhes o favor e apenas compremos exemplares criados em cativeiro. Por uma aquariofilia que permaneça para sempre.


José María Requena




Tangerine Taitibee (Black Pinto x Tangerine). Foto de Novina



Brown Tiger. Foto de Novina




Diagrama com as linhagens do Caridina cantonensis e Caridina mariae. Iustração feita por Isaac García. O documento original pode ser baixado aqui






Gostaríamos de agradecer ao aquarista espanhol José María Requena por permitir a tradução e publicação de sua excelente revisão. Ele coordena o portal em língua castelhana especializado em invertebrados, Crustaforo, com um fórum dedicado e uma revista eletrônica gratuita, Crustanews.
VEJA TAMBÉM
   
Ampulárias sendo sugadas por filtros
Prevenção e solução deste problema relativ...
Saiba mais
   
Classificação e Taxonomia das "Pomacea"
Walther Ishikawa - Classificação das Ampul...
Saiba mais
   
Ecdise do Camarão Red Cherry
Fantásticas fotos e vídeo da ecdise do Red...
Saiba mais
   
"Se não está quebrado, não conserte!"
Dianne De Leo - Experiência sobre a troca ...
Saiba mais
   
Variedades de cor na "Pomacea diffusa"
Walther Ishikawa - Variedades de "Pomacea ...
Saiba mais
   
Hibridização de Ampulárias "Asolene" x "Marisa"
Hibridização de Ampulárias "Asolene spixi"...
Saiba mais
   
Caranguejos Chama-Maré 1 - Informações gerais
Walther Ishikawa - Caranguejos Chama-Maré ...
Saiba mais
   
Revisão da História da "Caridina cantonensis"
José María Requena - Revisão da História d...
Saiba mais
   
- Lista de Camarões de Água Doce Brasileiros
Lista de Camarões de Água Doce Brasileiros
Saiba mais
   
"Neocaridina palmata": parasitas nos camarões
Andy - Parasitas nos camarões - não são va...
Saiba mais
   
O Mistério dos Camarões-Fantasma Azuis
O que são estes Fantasmas de cor azul??? -...
Saiba mais
   
Expedição a Sulawesi, Indonésia (Dezembro 2007)
Relato da viagem para Sulawesi, na Indonésia
Saiba mais
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS