INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Artigos
 
Variedades de cor na "Pomacea diffusa" 2
 
Walther Ishikawa - Variedades de "Pomacea diffusa"


Variedades Jade, Borgonha e Dourada, foto de Aline Bernal Stefani.


 

Lista das principais variedades:



Marfim (Ivory) – chamado também de “albino”, pelo aspecto branco, mas na realidade esta variedade não possui nenhum pigmento, não somente Melanina do seu corpo (que é o que define o albinismo). A cor da concha varia de perfeitamente branco (Marfim verdadeiro) a amarelado, este último na realidade é um Dourado com baixa expressão do pigmento amarelo.


Exemplos da variedade Marfim, fotos de Terri Bryant.


Na primeira foto, um exemplo da variedade Marfim, na segunda, lado a lado com um Azul. Fotos de Bill Frank.





Dourada (Golden) – a variedade mais comum. A cor do corpo varia de branco a amarelado, a cor da concha varia de amarelo opaco a amarelo translúcido.




Exemplos da variedade Dourada, fotos de Rafael Senfft. Note que estes animais têm tênues faixas, uma variação não muito comum, chamada por vezes de "Gold-Striped Gold". Na realidade, não é um Dourado verdadeiro, mas uma variedades com faixas púrpuras de muito baixa expressão.





Azul (Blue) – Corpo escuro, concha que varia de completamente branco a translúcido, neste último caso deixando a coloração azul-escura enegrecida visível através da concha. Quanto mais fina a concha, mais azulado o caramujo irá parecer. Animais com a concha muito espessa irão parecer simplesmente Ampulárias escuras com a concha branca.



Exemplos da variedade Azul, fotos de Terri Bryant.




Pomacea diffusa, duas fotos da variedade azul. Fotos de Leonard (Planet Inverts).

 




Jade – Versão com corpo escuro da Dourada, também chamado de Amarelo Escuro (Dark Yellow). Jades possuem o corpo escuro, com uma concha que varia de amarelo transparente a amarelo opaco brilhante. Há alguma sobreposição de indivíduos com concha com amarelo menos intenso com os Azuis.



Exemplos da variedade Jade, fotos de Terri Bryant. No primeiro animal (duas primeiras fotos), note os dois tons na concha, mais claro e transparente junto à borda da abertura (ostraco). 





Magenta – Ampulárias com o corpo claro, concha de aspecto púrpura e faixas de cor púrpura escuro e brilhante. Podem ter a coloração bastante brilhante e vistosa, a cor branca do corpo ajuda a acentuar o brilho do pigmento roxo na concha. Antigamente eram chamadas de Púrpura Listrado (Striped Purple), um nome cada vez mais em desuso, pela confusão com os Púrpuras de corpo escuro.

 

Há muita variação na intensidade da cor púrpura base da concha, às vezes as faixas são quase encobertas pelo intenso pigmento de base. Pode ocorrer também o oposto, naqueles com o ostraco mais transparente e incolor, a coloração clara do corpo do animal vai ser visível através da concha. Desta forma, a coloração base da concha tende a ser claro, esbranquiçado, alguns chamam esta forma de Framboesa (Raspberry) ou Versão Marfim. Parecem aquelas balas listradas de vermelho e branco, com aspecto bastante atraente. 





Exemplos da variedade Magenta, fotos de Terri Bryant. Note que nestes exemplos a cor básica da concha é discretamente amarelada.



Variações na coloração amarela do ostraco no Magenta, fotos de Terri Bryant. Da primeira à última imagem, com intensidades crescentes de amarelo. Note a mudança no tom resultante de púrpura.




Muito frequentemente, o tom de púrpura pode ser puxado para o vermelho, ou ainda, a cor ser francamente avermelhada. Isto ocorre quando o pigmento púrpura tem um tom mais avermelhado, e há somado algum pigmento amarelado (na concha, ou no corpo do caramujo), gerando formas avermelhadas, como o padrão Vermelho-Branco (Red-White), com a cor das faixas variando de marrom, marrom-avermelhado a discretamente púrpura. Grande variação de matizes também da cor base, de VermelhoSalmão a Rosa






Exemplos da variedade Magenta com tom mais avermelhado, fotos de Terri Bryant.





É neste grupo onde há maior variação nas cores. O tom exato da coloração Roxa/Púrpura pode variar bastante, de Vinho a Violeta, e eventualmente Lilás ou Rosa naqueles com a concha mais fina. Se a cor do pigmento púrpura for mais azulado, e houver um tom amarelado sobreposto (na concha ou corpo), podem adquirir uma cor tendendo a um Azul-esverdeado, sendo chamadas de Hortelã (Peppermint).



Um Magenta com expressão baixa do pigmento das faixas, quase um Marfim listrado. Fotos de Terri Bryant.


Magenta sem faixas são bastante raros, concha de coloração base rosa/roxa, sem faixas, corpo claro. Antigamente chamadas de Púrpura Simples (Plain Purple)Recentemente surgiu uma linhagem sólida sem faixas nos EUA, batizada de Cranberry.






Exemplos da variedade Magenta sem faixas, ou Cranberry, fotos de Terri Bryant e Linda von Hanneken.


Existe também uma forma Vermelho-Tomate, com estrutura de pigmentos coloridos e genética distintos. É a única variedade de cor onde o pigmento se localiza no periostraco. Um artigo desta variedade pode ser visto aqui.






Exemplo da variedade Vermelho-Tomate, fotos de Aline Bernal Stefani.






Púrpura / Roxa – possui o corpo escuro, concha de aspecto púrpura e faixas púrpura escuro ou negro. Podem ter um tom de roxo tão escuro que parecem negros, com faixas mal visíveis fora d´água, especialmente naqueles com a concha transparente e menos pigmentada, deixando transparecer o corpo escuro através da concha como um roxo-azulado. Antigamente eram chamadas de Púrpura Listrado Escuro (Dark Striped Purple), cada vez mais em desuso.




Exemplos da variedade Púrpura / Roxa, fotos de Terri Bryant. Note que a cor básica da concha (ostraco) é branca. Na foto são visíveis também um Jade e um Azul.


Aqueles com o ostraco mais rosado tendem a ter uma cor mais clara, e são mais fáceis de serem identificadas. Mas, pela intensidade do púrpura no hipostraco, a coloração do ostraco muitas vezes é de difícil visualização. Pode ser evidente próximo à borda da concha, nos animais que passaram por um crescimento mais rápido.




Exemplos da variedade  Púrpura / Roxa, fotos de Terri Bryant.



Variações na coloração das diferentes camadas no  Púrpura / Roxa, fotos de Terri Bryant. Na primeira imagem, ostraco púrpura. Na segunda imagem, ostraco translúcido, deixando visível o tom do corpo (Purple-Blue). Na terceira, ostraco branco opaco. Na última, ostraco levemente amarelado, mas com o pigmento púrpura do hipostraco tão intenso que obscurece o amarelo.






"Chestnut" (Castanha Portuguesa) também chamada de Amarelo Listrado (Striped Yellow) – Corpo claro, concha amarela e com faixas marrons, batizada de Avelã por alguns criadores brasileiros. Quando as faixas são mais tênues, adquirem um tom amarelo-alaranjado, sendo chamada de Gold-Striped Gold. A ausência total de faixas é bastante incomum, é chamada por alguns de Caramelo ou Candy (doce).

Filhotes de Magenta (sem o pigmento amarelo na concha) podem ter este aspecto quando pequenos, já que a concha translúcida permite ver o corpo do animal, de cor amarelada. Neste caso, as faixas costumam ser de cor discretamente púrpura. Mudarão de cor com o crescimento, deixando de ser Amarelo Listrados. 



Exemplos da variedade Avelã, fotos de Aline Bernal Stefani e Terri Bryant.



Uma variação do Amarelo Listrado, com uma coloração mais sólida na concha ao invés de listras. É chamado por alguns de Caramelo, ou "Candy". Fotos de Terri Bryant.




Variedade sólida e sem faixas, Caramelo, ou "Candy" (Doce). A última imagem mostra os caramujos mais crescidos. Fotos de Cláudio Moreira.







Ampulária Dourada com faixas, chamada de "Gold-Striped Gold", fotos cortesia de Ruby Scott-Young e Sheila M..


Muitos Chestnut podem ter uma cor mais avermelhada, ou serem totalmente vermelhos. Novamente isto ocorre em decorrência do pigmento púrpura da concha ter um tom mais puxado para o vermelho, combinado a algum pigmento amarelo (geralmente na concha). São chamados por alguns de variedade  Vermelha




Exemplo da variedade Vermelha, foto de Stijn Ghesquiere.




Variedade Vermelha, note as tênues faixas. Fotos de Stephanie Maks.






Selvagem (Wild Type) – na forma Selvagem, todos os pigmentos estão presentes, o do corpo escuro, os pigmentos amarelo e púrpura da concha, e existem faixas escuras. A depender da intensidade dos pigmentos e tom de púrpura, esta combinação pode tender para tons avermelhados ou esverdeados. Nos selvagens, houve um "equilíbrio", resultando numa concha de coloração marrom-amarelada, com faixas de cor marrom a negro. Há grande variação na coloração entre os indivíduos selvagens. 


Exemplos da variedade Selvagem, são animais coletados como animais invasores na Flórida, EUA. Fotos de Bill Frank.


Outra variedade quase idêntica à Selvagem é a Vermelho-Marrom (Red-Brown). Corpo escuro, concha transparente (não branca) e faixas marrom-avermelhadas. A concha transparente é muito difícil de identificar, porque a cor escura do corpo é visível através da concha.


Borgonha (Burgundy) – Forma vermelha com corpo escuro, a cor da concha varia de acordo com a incidência da luz, nas laterais ele tem um tom Vinho escuro para Marrom-avermelhado, e nas áreas iluminadas tem reflexos amarelo-acobreados. Pode ter faixas enegrecidas ou não. Algumas formas de corpo claro podem ter a coloração parecida. 



Exemplos da variedade Borgonha, fotos de Aline Bernal Stefani e Terri Bryant.






Azeitona, Verde Listrado Escuro (Dark Striped Olive) – Corpo escuro com concha de base esverdeada e faixas com cores que variam de marrom avermelhado a marrom ou negro. Note que aqui falamos da variedade "Olive". Embora esverdeadas, a cor das "Jade" é resultado de outra combinação, do azulado do corpo e concha amarela. Eventualmente a cor base da concha pode ser azulada. Variedade comum no exterior, frequentemente vendida como Negro (Black).



Exemplos da variedade Verde Oliva, fotos de Stephanie Maks.



Exemplos da variedade Verde Oliva, fotos de Terri Bryant.







Vamos complicar um pouco mais...


Algumas últimas observações importantes em relação à cor das Ampulárias:

  • Algumas cores só ficam bem definidas em adultos. O principal motivo é o espessamento e opacificação da concha. Filhotes tendem a ter as conchas mais transparentes, com maior contribuição do corpo do animal na cor final. Amarelo Listrado é um exemplo. Embora a maioria dos Amarelos Listrados seja fácil de serem diferenciadas, algumas formas púrpuras simulam os Amarelos Listrados até atingirem um tamanho de 1,0~1,5 cm, e de repente começam a escurecer. As faixas se tornam mais púrpuras, e a cor básica da concha pode mudar. Esta particular mudança na cor não tem um nome, já que não é muito comum, mas tende a ser referida como Púrpura Marrom (Brown Purple).
  • Faixas marrons não são marrons. Lembrando-se que as faixas marrons são  compostas de pigmento púrpura, que somado ao pigmento amarelo resulta num tom marrom. Isto explica o fato destes caramujos poderem gerar filhotes com faixas púrpura.
  • Conchas púrpuras não são necessariamente 100% púrpura. Na realidade, a coloração básica de cor púrpura na concha pode ser decorrente do pigmento no ostraco (sempre tênue, podendo ser rosado) e/ou no hipostraco (onde estão também as faixas). Tênues tons amarelados podem estar presentes, e serem mascarados pelo púrpura. Ainda, nos animais com a concha translúcida, o corpo azul-enegrecido pode ser visível através da concha com um tom vagamente púrpura.



(Nota de tradução): Boa parte dos nomes destas variedades foi cunhada por Stijn Ghesquiere e Donya Quick, e hoje são usadas rotineiramente em fóruns e lojas no exterior. Tentamos ao máximo preservar os termos e expressões originais em inglês, muitas vezes mencionando o nome original da variedade em inglês. Entretanto, algumas adaptações foram necessárias: “Olive” foi traduzido simplesmente como “Verde", ao invés de "Verde-Oliva". "Purple" foi traduzido como "Púrpura", ao invés de "Roxo", que seria a tradução mais apropriada. "Plain" foi traduzido como "Simples", ao invés de "Liso" (variedades sem faixas), porque haveria a conotação de textura tátil, ao invés de homogeneidade de cor. Alguns nomes foram recentemente cunhados por criadores brasileiros, como "Avelã", para a variedade "Chestnut".






E outras espécies de Ampulárias?


Aquaristas norte-americanos estavam começando a selecionar variedades de cores em outras espécies de Ampulárias, como Pomacea canaliculataAsolene spixi e Marisa cornuarietis. Variedades sem faixa, com o pé claro, conchas amarelas e avermelhadas já tinham sido selecionadas. Infelizmente foi na época em que algumas destas espécies foram coletadas na natureza, mostrando ser importantes espécies invasoras. Isso levou à proibição do comércio e transporte de todas estas espécies, exceto a P. diffusa, abortando estes cruzamentos seletivos. Recentemente, com a legalização em alguns estados, alguns destes experimentos foram retomados. 











Variedades de cor de Pomacea canaliculata. Fotos de Terri Bryant.






Pomacea cf. canaliculata, variedade dourada porém escura, uma coloração bastante incomum. Note o corpo claro. Fotos cortesia de Maple Robert.





Pomacea cf. canaliculata, variedade escura porém sem faixas, outra coloração rara. Três caramujos selvagens adultos, com 10 meses de idade, note o caramujo no centro. Às vezes as manchas do manto podem permanecer visíveis em adultos, especialmente em variedades sem faixas, e com a concha mais fina e translúcida. Fotos gentilmente cedidas por Maple Robert.  







Marisa cornuarietis, variedade dourada, coletada na Flórida, EUA. Note que permanece pigmentação no corpo. A última foto mostra alguns filhotes nascidos em cativeiro. Fotos de Christian Michael.







Veja a terceira e última parte do artigo (incluindo Bibliografia, Agradecimentos e Créditos Fotográficos)   aqui  
VEJA TAMBÉM
   
Ecdise do Camarão Red Cherry
Fantásticas fotos e vídeo da ecdise do Red...
Saiba mais
   
Classificação dos Camarões Red Crystal
Chantal Wagner - Classificação dos Camarõe...
Saiba mais
   
As Misteriosas Ampulárias "Tomate"
Coloração e genética desta curiosa varieda...
Saiba mais
   
Invertebrados Aquáticos: Uma Visão Global
Andrew Pollock - Uma visão geral sobre inv...
Saiba mais
   
Ampulárias Xifópagas e Quimeras Genéticas
Duas anomalias congênitas relacionada a fu...
Saiba mais
   
Ampulárias sendo sugadas por filtros
Prevenção e solução deste problema relativ...
Saiba mais
   
Nova espécie de esponja de água doce!
Nova espécie de esponja continental descob...
Saiba mais
   
Reprodução das Medusas de Água Doce
Gen-yu Sasaki - Reprodução do "C. sowerbyi...
Saiba mais
   
Dicas na Alimentação das Ampulárias
S. Ghesquiere, W. Ishikawa e C. Moreira
Saiba mais
   
- Lista de Camarões de Água Doce Brasileiros
Lista de Camarões de Água Doce Brasileiros
Saiba mais
   
Armadilha para Larvas de Mosquito
Mateus Camboim - Larvas de Mosquito: Como ...
Saiba mais
   
Meningite Eosinofílica e Angiostrongilíase
Walther Ishikawa - Infecção humana por Ang...
Saiba mais
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS