INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Artigos
 
Meus camarões vão se hibridizar?
 
Ryan Wood - Tabela de compatibilidade de camarões ornamentais

Meus camarões vão se hibridizar?



Esta é uma das perguntas mais frequentes que se ouve no hobby de criações de camarões ornamentais. Existe a preocupação de se criar juntos variedades diferentes de camarões, que podem se cruzar e gerar híbridos, geralmente com cores bem menos atraentes do que os progenitores. A idéia de se gerar híbridos pode parecer legal, mas na prática acaba sendo um punhado de camarões de cores "sem graça".


A regra mais simples é a de que não se pode criar juntos camarões do mesmo gênero. O gênero é a primeira palavra do seu nome científico, por exemplo, Caridina e Neocaridina. Neocaridina davidi é o nome científico do camarão "Red Cherry". "Red Cherry" é o seu nome comum, popular. Mesmo para nós, hobbyistas, nomes científcos são importantíssimos, dado que uma mesma espécie pode ter diversos nomes populares, como "Cherry Red", "Red Cherry", "Fire Red", "Cherry", isto sem falar nos nomes populares em línguas diferentes, como "Camarão-Cereja" ou "Red-Fire-Garnele". Neocaridina é o gênero, e davidi é a espécie. É desta forma que você identifica o gênero do seu camarão, e pode saber se você pode misturá-lo com outra variedade de camarão. Via de regra, você não deve criar Neocaridina com Neocaridina, ou Caridina com Caridina. É seguro criar junto um Caridina com um Neocaridina. Em outros animais, pode haver hibridização entre gêneros distintos, mas não se conhece nenhum caso dentre os camarões ornamentais. Da mesma forma, algumas espécies de Caridinas são tão afastadas filogeneticamente que não irão se hibridizar, mas não existe uma regra simples para saber se isto pode ocorrer ou não. Desta forma, é mais seguro seguir esta "regra dos gêneros".


Nos camarões, é muito difícil combinar características desejadas na hora de misturar duas variedades, ou duas especies. Você não consegue pegar um "Snowball" e cruzar com um "Red Cherry" para produzir um "Pink Shrimp". Infelizmente, a criação seletiva é a única forma de fixar uma característica desejada. Ou seja, cruzar sucessivamente camarões com a mesma característica para que esta fique cada vez mais demarcada. Mas isso fica para um próximo artigo.


Uma solução muito prática para este dilema sobre compatibilidade é a que segue: Uma Tabela de Compatibilidade de Camarões.



Para abrir a tabela em tamanho grande, em uma nova janela, clique aqui.


Algumas observações:
  • Não foram incluídos os camarões que não sejam anões-ornamentais, como os Pitús (Macrobrachium), Fantasmas e Filtradores (Atya). Das espécies brasileiras, a tabela inclui somente os Potimirim. Talvez os Euryrhynchus pudessem ter sido incluídos também, mas são camarões tão raros no hobby que optamos por omiti-los.
  • O Crystal Red / Black Bee foi identificado como Caridina cf. cantonensis. Ainda há bastante discussão sobre a identidade destes camarões, maiores detalhes podem ser vistos aqui.
  • Outra revisão interessante sobre as variedades dos Bees e Tigers pode ser vista neste artigo.
  • Esta tabela foi elaborada com informações datadas de 04/09/2015. Possivelmente haverá atualizações periódicas nestas informações.
VEJA TAMBÉM
   
Diferenciando Pitus e Camarões-Fantasma
Diferenciando Pitus e Camarões-Fantasma: M...
Saiba mais
   
Ampulárias sendo sugadas por filtros
Prevenção e solução deste problema relativ...
Saiba mais
   
“CrabWatching” em Manguezais
Observando caranguejos em manguezais e est...
Saiba mais
   
Doenças de Ampulárias - Tecidos Moles
Artigo abordando as principais doenças que...
Saiba mais
   
Alimentação Pedal de Nêuston pelas Ampulárias
Uma forma curiosa das Ampulárias se alimen...
Saiba mais
   
Erosão na Concha de Moluscos
Edson Paveloski Jr. e Walther Ishikawa - E...
Saiba mais
   
"Se não está quebrado, não conserte!"
Dianne De Leo - Experiência sobre a troca ...
Saiba mais
   
Paludário de Caranguejos do Mangue
Breve artigo descrevendo a minha experiênc...
Saiba mais
   
- Peixes em Cativeiro: a Questão Moral
Marcos A. Avila - "A Era de Aquários"
Saiba mais
   
- Legalidade e Invertebrados de Água Doce
Aspectos Legais sobre Invertebrados de Águ...
Saiba mais
   
Dissecando Caramujos “Ramshorn”
Identificação das espécies de "Red", "Blue...
Saiba mais
   
Armadilha para Larvas de Mosquito
Mateus Camboim - Larvas de Mosquito: Como ...
Saiba mais
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS