INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Artigos
 
Sexagem das Ampulárias
 
Identificação e discussões sobre gêneros das Ampulárias

Sexagem das Ampulárias


Existem algumas formas de verificar o sexo das nossas ampulárias, a melhor forma é analisando a anatomia dos órgãos reprodutores.




1.      Retire a ampulária da água, e vire-a de costas, ou seja, com a abertura da concha para cima. Você pode coloca-lo sobre algum substrato, ou segurá-lo com sua mão nesta posição. Segurando o animal, é mais fácil ver os detalhes anatômicos, como explicaremos adiante. Mas você não pode ter “nojo” da ampulária encostando nos seus dedos.

2.      Espere o animal sair da concha, ela irá esticar seu corpo para apoiar o pé no substrato (ou na sua mão), a fim de virar seu corpo para uma posição mais confortável. Pode demorar um pouco para o animal fazer isto (até 10 minutos), assoprar gentilmente o corpo da ampulária costuma estimulá-los a sair.

3.      Quando o animal esticar seu corpo, veja o interior da abertura concha. Girar a concha um pouquinho, mantendo o lado direito do animal um pouco mais alto do que o esquerdo costuma ajudar. Atente à região superior do lado direito do animal, dentro da cavidade do manto. Nos machos, pode ser vista a bainha do pênis, uma estrutura muscular alongada e clara, com uma das extremidades inserida próxima à borda da concha. Nas fêmeas, esta região é vazia, só dá pra ver a cavidade com a brânquia.

4.      Outra forma de fazer esta inspeção é retirar a ampulária da água, e deixar ela caminhar na sua mão. Mantendo a mão molhada, deixe o animal com a abertura da concha virada para baixo, para a palma da sua mão. Quando ela estiver tranquila e caminhando na sua mão, faça ela caminhar para seus dedos. No momento que ela está caminhando nas bordas ou extremidade do seu dedo, a cavidade do manto costuma ficar bem exposta, e de fácil análise. Atenção! Fique com sua outra mão bem alerta, para o caso de ela se soltar e cair! Em alguns animais que demoram pra sair da concha, esta forma costuma ser mais rápida.

5.      No início não é muito fácil, mas depois de alguma experiência, vai ser muito fácil sexar suas ampulárias no futuro usando estas dicas.


Algumas fotos com exemplos (todas as imagens foram gentilmente cedidas por Terri Bryant):


Machos:



Fêmeas:










Pomacea scalaris


Pomacea scalaris é outra espécie de Ampulária encontrada no Brasil, parente próxima da P. diffusa. Assim como esta espécie, não ataca plantas ornamentais, e tem sido criada em cativeiro por alguns aquaristas amadores, especialmente em SP e também na Argentina. A sexagem da P. scalaris é mais difícil, porque esta espécie mostra uma membrana recobrindo a entrada da concha, inclusive à direita do animal, no local onde está o complexo peniano.

Veja as fotos abaixo (todas as imagens gentilmente cedidas por Andressa Malgueiro):












Outra opção é esperar os caramujos copularem. Neste momento, o macho sobe em cima da concha da fêmea, e introduz o pênis na parceira. Assim, você pode saber que o animal de cima é o macho, e o de baixo, a fêmea. Neste momento, o próprio complexo peniano pode ser visível, como uma estrutura alongada e muscular. Ele envolve o pênis propriamente dito, que é fino e longo, e não é visível durante a cópula.



Cópula de Pomacea diffusa, o macho à esquerda insere seu pênis na fêmea. Foto de Stijn Ghesquiere.



Close da primeira foto, com a bainha do pênis inserida na fêmea. Normalmente a bainha do pênis permanece dobrada dentro da cavidade do manto, mas eventualmente ela se desdobra para fora, ficando exposto (na segunda foto, Pomacea flagellata). Ambas fotos de Stijn Ghesquiere.


 

Uma dúvida comum nos iniciantes é confundir o sifão respiratório com o complexo peniano. Além das diferenças na sua forma, o sifão se situa do lado esquerdo do animal, o pênis do lado direito.

Outro alerta importante: muitas vezes machos brigam com outros machos, disputando uma fêmea. Neste processo, um macho pode subir em cima da concha de outro macho, simulando uma cópula. Pode acontecer também de um macho tentar copular com outro macho, já que frequentemente ele não consegue identificar claramente o gênero do outro animal. Porém, fêmeas não sobem em cima da concha de outras ampulárias, sejam machos ou fêmeas. Isto significa que se você avistar duas ampulárias uma em cima da outra, certamente a de cima é um macho, mas a de baixo não é necessariamente uma fêmea.


Em algumas espécies, a forma da abertura da concha é diferente entre os sexos, o macho tendo a abertura mais arredondada (um exemplo é a Pomacea canaliculata), ou na forma da borda da abertura (como na Pomacea flagellata). Ou ainda, na morfologia do opérculo, convexo nos machos (P. canaliculata). Infelizmente este método não funciona na Pomacea diffusa, a espécie utilizada em aquariofilia. Porém, nas variedades de ampulária de concha e corpo claro (como a dourada, a mais encontrada em lojas de aquarismo), há uma mudança na coloração das espiras mais apicais das conchas, durante o período reprodutivo. Na realidade se trata do ovário maduro da fêmea, de cor escura, que pode ser vista através da concha translúcida. Note que este método nem sempre é confiável, só funciona em animais adultos, e somente no período reprodutivo. E também não funciona em variedades de coloração mais escura.



Quando ampulárias com conchas translúcidas (Pomacea diffusa albina, neste caso) estão prestes a se reproduzirem, o ovário das fêmeas (seta) pode se tornar visível através da concha. Fotos de Ricardo Nunes.




Pomacea diffusa botando ovos. Note a coloração escura junto ao ápice da concha. Foto de Cinthia Emerich.



Mudança de sexo???


Ampulárias podem mudar de sexo? Hoje sabemos que não. Há um artigo antigo bastante citado de 1990 mencionando a mudança de sexo em Pomacea canaliculata na Tailândia, mas tratava-se somente de uma especulação, baseado somente nas maiores dimensões das fêmeas nesta população (sugerindo que machos poderiam se tornar fêmeas - protandria). Muitos trabalhos posteriores praticamnete descartaram esta possibilidade.

Na natureza, a proporção de machos e fêmeas é semelhante, mas nas proles a proporção varia muito, desde cachos de ovos somente com machos até somente com fêmeas. Hoje sabe-se que o sexo é determinado geneticamente nas Ampulárias, através de poucos genes (oligogenético), provavelmente nucleares. Diversos trabalhos testaram fatores ambientais que possam influenciar esta proporção, como temperatura, posição dos ovos, nutrição, presença de adultos de determinado sexo, etc. Parece não haver nenhuma influência, embora alguns trabalhos chineses tenham mostrado uma quantidade maior de fêmeas adultas em locais de maior temperatura e precipitação (um achado não necessariamente relacionado à determinação de sexo).

Um fato que pode ser confundido com a mudança de sexo é a masculinização de algumas fêmeas, passando a exibir um complexo peniano e a comportar-se como machos, inclusive com cópulas. Todas as fêmeas permanecem com um complexo copulatório rudimentar, que pode se desenvolver. Chamado de Imposexo, este fenômeno é bastante estudado como sendo consequência de gatilhos ambientais como intoxicação por agentes químicos, os mais conhecidos são Trifenilestanho (TPT) e Tributil-estanho (TBT), usados como pesticidas e em tintas anti-incrustantes de embarcações. Há poucos casos registrados em aquariofilia, como os abaixo, onde não foi identificado nenhum claro gatilho causador desta mudança. Existe um trabalho de campo em Taiwan, mostrando uma altíssima incidência de imposexo em P. canaliculata (95%) e P. scalaris (90%), devido ao uso ilegal de TPT.



Fêmea de Pomacea diffusa com masculinização. Três fotos do mesmo caramujo, o primeiro botando ovos, e o último numa tentativa de cópula, exibindo seu complexo peniano. A diferença de tempo entre a primeira e terceira foto é de pouco mais de um mês. Fotos cortesia de Lauren Hermann.
 

Outro exemplo de fêmea de Pomacea diffusa com masculinização (imposex). Cachos de ovos depositados pela fêmea, e a mesma fêmea mostrando o complexo peniano. Fotos cortesia de Megan Lombardi.





Bibliografia:

  • Keawjam RS, Upatham ES. 1990. Shell morphology, reproductive anatomy and genetic patterns of three species of apple snail of the genus Pomacea in Thailand. Med. & Appl. Malacol., 2: 45-57.
  • Yusa Y, Kumagai N. Evidence of oligogenic sex determination in the apple snail Pomacea canaliculata. Genetica. 2018 Jun;146(3):265-275.
  • Xu M, Fang M, Yang Y, Dick J, Song H, Luo D, Mu X, Gu D, Luo J, Hu Y. (2016). Spatial variation in adult sex ratio across multiple scales in the invasive golden apple snail, Pomacea canaliculata . Ecol Evol, 6 (8).
  • Yusa Y. 2004 Brood sex ratio in the apple snail Pomacea canaliculata (Gastropoda: Ampullariidae) is determined genetically and not by environmental factors. J. Moll. Stud70: 269–275.
  • Gamarra-Luques C, Giraud-Billoud M, Castro-Vazquez A. 2013. Reproductive organogenesis in the apple snail Pomacea canaliculata (Lamarck, 1822), with reference to the effects of xenobiotics. Journal of Molluscan Studies 79: 147e162.
  • Giraud-Billoud M, Campoy-Diaz AD, Muñoz EM, Vega IA. Evaluation of female masculinization in Pomacea canaliculata (Caenogastropoda, Ampullariidae) induced by tributyltin, heavy metals, and uranium in culture water. Environ Anal Health Toxicol. 2022 Sep;37(3):e2022023-0.
  • Wu JY, Meng PJ, Liu M, Chiu Y, Liu LL. (2010). A high incidence of imposex in Pomacea apple snails in Taiwan: A decade after triphenyltin was banned. Zoological Studies, 49, 85-93.



Este artigo foi adaptado do portal  applesnail.net , possivelmente o melhor banco de dados de Ampulárias que existe na internet. Agradecimentos a Stijn Ghesquiere, responsável pelo portal, por permitir o uso do material e fotos.  Agradecemos também às colegas aquaristas Andressa MalgueiroTerri Bryant (EUA), Lauren Hermann (EUA), Megan Lombardi (EUA) e Ricardo Nunes (Portugal) pela cessão das fotos para o artigo.  


As fotografias de Cinthia Emerich e Stijn Ghesquiere estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. As demais fotos têm seu "copyright" pertencendo aos respectivos autores.


Artigo publicado em 27/05/2013, última atualização em 18/08/2023

VEJA TAMBÉM
   
Cruzamentos seletivos de Ampulárias
Walther Ishikawa - Cruzamentos seletivos d...
Saiba mais
   
Meningite Eosinofílica e Angiostrongilíase
Walther Ishikawa - Infecção humana por Ang...
Saiba mais
   
- Lista de Caranguejos de Água Doce Brasileiros
Lista de Caranguejos de Água Doce Brasileiros
Saiba mais
   
Meus camarões vão se hibridizar?
Ryan Wood - Tabela de compatibilidade de c...
Saiba mais
   
Reprodução de Pomacea diffusa
Cinthia Emerich - Reprodução de "Pomacea d...
Saiba mais
   
Nova espécie de esponja de água doce!
Nova espécie de esponja continental descob...
Saiba mais
   
- Lista de Églas brasileiros
Lista de "Aegla" brasileiros
Saiba mais
   
- Peixes em Cativeiro: a Questão Moral
Marcos A. Avila - "A Era de Aquários"
Saiba mais
   
Hibridização de Ampulárias "Asolene" x "Marisa"
Hibridização de Ampulárias "Asolene spixi"...
Saiba mais
   
Revisão da História da "Caridina cantonensis"
José María Requena - Revisão da História d...
Saiba mais
   
Trocando a água durante o inverno
Kensin - Você pode trocar a água do seu aq...
Saiba mais
   
Invertebrados Aquáticos: Uma Visão Global
Andrew Pollock - Uma visão geral sobre inv...
Saiba mais
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS