INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Red Crystal  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 23/12/2022  


Nome
: Camarão Cristal Vermelho (Crystal Red Shrimp) / Camarão Abelha Vermelha (Red Bee Shrimp)
Nome científico: Caridina sp.
Origem: Mutação do Camarão Abelha (Bee Shrimp), hibridização
Tamanho macho/fêmea: 2.5cm / 3.0cm
Temperatura: 20 - 22°C
(26°C limite)
pH ideal: pH 5.5 - 6.5
GH ideal: 4,0 - 6,0
KH ideal: 1,0 - 2,0
TDS: 100 - 200
Taxa reprodutiva: Alta
Sociabilidade: Pacífico
Dificuldade: Média
 


Geral

Um dos camarões mais populares no aquarismo é o camarão Red Crystal, algumas vezes chamado de Red Bee. Sua coloração e dificuldade é o que torna este camarão tão desejado tanto por criadores sérios quanto novatos. As fotos não fazem justiça ao Red Crystal. Uma vez que você vir essa espécie ao vivo você perceberá por que tantos aquaristas são apaixonados por este camarão. Sua coloração não tem é equiparada por nenhum outro camarão de água doce. Por favor leia os parâmetros e condições preferidas pelos camarões Red Crystal antes de decidir comprá-los. Ao longo de sua história, um sistema de gradação foi desenvolvido e algumas gradações se tornaram muito caras. Clique no  link  para informações mais detalhadas sobre a graduação dessa espécie.

Em 2014, os Drs Werner Klotz e Thomas von Rintelen publicaram na revista Zootaxa o artigo intitulado 'To "bee" or not to be - on some ornamental shrimp from Guangdong province, Southern China and Hong Kong SAR, with description of three new species'. Além da repercussão no meio científico, o artigo foi bastante comentado em meios de aquariofilia, pela descrição da espécie Caridina logemanni, que corresponde provavelmente à espécie de aquário "Bee Shrimp" ou "Crystal Red", tema deste artigo. Uma discussão detalhada deste artigo pode ser acessada
  aqui .




História

Como muitas vezes ocorre, há alguma controvérsia em relação à verdadeira origem deste camarão. Certamente tem sua origem no Japão, nos anos 80/90, algo frequentemente enfatizado com orgulho por criadores japoneses, comparando-o a outros peixes ornamentais como Kinguios e Nishikigoi, todas desenvolvidas a partir de espécies não-japonesas, mas com linhagens aperfeiçoadas minuciosamente por aquicultores do Japão.


A história mais famosa e divulgada no ocidente é que este camarão surgiu na primavera de 1991 como uma mutação vermelha espontânea na criação de camarões ornamentais de Hisayasu Suzuki, proprietário de um restaurante de sushis em Amami, prefeitura de Aichi. Em meio a uma grande colônia de camarões selvagens de faixas escuras (estimado em 5000 animais por ele), surgiu um único indivíduo vermelho, documentado por fotógrafos da revista japonesa AquaLife, mas publicado somente muitos anos mais tarde, em Janeiro de 1996. É considerada a primeira documentação oficial deste camarão, e esta data é considerada o marco-zero pela maioria das fontes. Na ocasião, este camarão vermelho original já tinha morrido sem deixar descendentes vermelhos, mas três gerações após, ele descobriu na sua criação outros três camarões de cor vermelha, que usou como base para sua seleção, batizando-o de "Crystal Red Shrimp", e obtendo a patente sobre o nome.


Mas existe outra história, com outro criador japonês. Minoru Yamagishi é um conceituado criador de peixes de Yokosuka, prefeitura de Kanagawa, proprietário da Aquashop Negishi. Possui diversos prêmios que envolvem desde aquapaisagismo, mas principalmente a criação de carpas Nishikigoi. Em 1989 (ou seja, pouco antes do sr. Suzuki), ele recebeu uma remessa de 200 camarões Bee de Hong Kong, alguns dos quais tinham uma coloração avermelhada. Usando seu conhecimento de seleção de carpas, e em tanques volumosos e bem oxigenados, ele começou a seleção em paralelo destes camarões vermelhos. Estas informações estão documentadas em uma entrevista na revista AquaLife de julho de 2004. Sem poder usar o nome "Red Crystal" por questões legais, passa a vender seus animais batizados de "Red Bee".


Os camarões Crystal Red do sr. Suzuki têm uma linhagem mais bem definida e rastreável, talvez até composta de uma única espécie (provavelmente Caridina logemanni). Porém, uma desvantagem deste fato é que, mesmo após anos e anos de criações seletivas, a seleção de camarões com áreas brancas maiores é bastante limitada, nunca chegando ao grau S ou além.   


Ao contrário, desde o início a colônia do sr. Yamagishi era bastante heterogênea, composta possivelmente por mais de uma espécie de Bee (como os "new bee" C. maculata e C. venusta). Por este motivo, alguns o consideram o precursor de hibridizações controladas de espécies diferentes de Bee para aperfeiçoamento da cor. Embora algumas fontes afirmem isso, não é claro se ele incluiu os "Crystal Red" do sr. Suzuki nesta seleção. Fato é que ele teve sucesso na seleção de variedades de grau mais alto, o primeiro Hinomaru vem da sua criação. 


É creditado ao sr. Yamagishi também a primeira venda milionária de um camarão ornamental, em 2003, por um milhão de ienes. Foi o início da febre de camarões ornamentais que permanece até hoje.  


E então a criação destes camarões ornamentais se espalhou pelo mundo. Em especial na China e Alemanha, existem incontáveis criadores dedicados ao aperfeiçoamento destes camarões. Surgiram variedades cada vez mais coloridas e cada vez mais brancas, como as variedades Taiwan, que hoje acredita-se serem produtos de extensas hibridizações. Muitos dos conceitos antigos têm caído por terra, como o gene Golden e gene Taiwan, por conta de trabalhos minuciosos de identificação, por exemplo, realizados por Monika Pöhler na Alemanha.


Alguns criadores têm insistido em traçar linhas genealógicas preservando a pureza destes camarões, sem hibridizações, chamando-as de Pure Line. Porém, à luz dos conhecimentos atuais, talvez a única linhagem realmente pura sejam os Red Crystal da criação do sr. Suzuki, que nunca atingirão um grau elevado de qualidade.  




Parâmetros da água

O Red Crystal prefere água mole e ácida. Água limpa é também obrigatória, bem como para todos os camarões no aquarismo. No entanto, o Red Crystal pode ser o camarão mais vulnerável de todos quando colocado em água suja. TPAs são obrigatórias para esta espécie. A temperatura não deve ser maior que 26°C e o pH deve ir de 5.5 a 6.5. O GH deve ser de 4 a 6 e o KH entre 1-2. É muito importante que o Red Crystal seja abrigado em condições específicas. Extremos em quaisquer dos parâmetros da água mencionados devem ser evitados. Ao se aproximar de gradações mais altas dessa espécie, os parâmetros da água são ainda mais importantes.



Reprodução

O camarão Red Crystal não é tão difícil de se reproduzir como alguns acreditam. Como em todos os camarões de água doce, o Red Crystal se reproduz tão bem quanto outras espécies do gênero Caridina. Ele também produzirá um boa quantidade de filhotes contanto que a água esteja limpa e os parâmetros estejam de acordo com esta espécie. Para mais informação sobre o ciclo de reprodução de camarões de água doce, por favor leia o artigo  A reprodução do camarão de água doce no aquário .

Os filhotes do Red Crystal são coloridos como seus pais logo após da eclosão. No entanto, a classificação dos filhotes não pode ser feita até que eles cresçam mais. Você verá a coloração vermelha e branca do Red Crystal mas nenhum detalhe ou padrão que podem diferenciar entre as classes.

Infelizmente o Red Crystal é uma espécie com muitos endocruzamentos (cruzamento entre parentes próximos). A obtenção de classes mais altas significam que os criadores produzirão gerações da mesma linhagem genética. Isso o torna mais delicado e suscetível a doenças e mudanças pequenas nas condições da água como já foi mencionado na seção de parâmetros da água. Essa é a razão de ser recomendável que você tenha experiência na manutenção dos camarões primeiro.



Foto de um bebê Crystal Red Shrimp.





Alimentação 

O camarão Red Crystal não é muito diferente de outros camarões comedores de alga. É um detritívoro e comedor de algas. A alimentação deve ser feita uma vez por dia, dando-se uma quantidade de comida que o camarão pode terminar em 2 a 3 horas o máximo. Não é bom alimentá-los em excesso e ter comida parada no fundo por muito tempo. Alimentação em excesso é uma conhecida causa de mortes e também pode alterar a qualidade da água. Lembre-se que camarões são detritívoros oportunistas: comerão qualquer coisa que acharem e não estão adaptados a uma fonte constante de comida 24 horas por dia. Não há problemas em deixar de alimentá-los por um ou dois dias e não causará quaisquer danos a eles. Alguns criadores não os alimentam por um ou dois dias para provocar uma limpeza do seu sistema digestório e manter a água limpa ao mesmo tempo.

Aquaristas gostam de proporcionar iodo e nutrição suficiente, mas ao mesmo tempo, prestam muita atenção à qualidade da água, já que os Red Crystals são muito sensíveis ao nitrato. A comida utilizada normalmente é compostar por comida preparada para Red Crystals, espinafre, bloodworms, algas marinhas (nori) e pastilhas de alga (wafers). Há algumas comidas disponíveis no mercado e até em pó para filhotes. Shirakura, Mosura e Biomax são algumas das marcas populares. Há também criadores que misturam sua própria comida utilizando diversos ingredientes.


Crystal Red alimentando.





Sexagem

Sexagem do Red Crystal pode ser difícil no estágio juvenil. Assim que as fêmeas atingem a fase adulta, você pode sexá-las ou pelo menos dizer quais são fêmeas. Fêmeas são fáceis de identificar por serem maiores e também ter um abdômen curvado. Alguns acreditam que a coloração pode ser usada como critério, mas não há fortes evidências disso. Ao invés disso, procure por diferenças de tamanho e mais importante, o abdômen. A sela nas fêmeas de Red Crystal pode ser praticamente impossível de ver devido à cor vermelha. No entanto, você pode ver a sela já que ela tem uma cor amarronzada.
 

Crystal Red grávida.





Classe

O camarão Red Crystal vem em diferentes classes, bem como diferentes terminologias de classe. Preços aumentam de acordo com o aumento da classe. Algumas vezes o preço de um Red Crystal de classe alta é assustador. Há relatos de preços de até 2500 USD por um único camarão. Por favor visite o artigo  Classificação dos Camarões Red Crystal para mais informações.


Crystal Red Shrimp SSS Grade "Mosura".
















CRS Pure Line, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.












CRS Pure Line SS e SSS, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.




Bibliografia:






Tradução e adaptação: Fernando Tsukumo, atualizado por Walther Ishikawa

Agradecemos aos nossos parceiros Kaio Marques Mil Marques pelo uso das suas fotos, e consultoria na atualização do artigo.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS