INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Tigre Selvagem  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 09/11/2019  



Nome comum
: Camarão Tigre / Tiger Shrimp
Nome Científico: Caridina mariae Klotz & Rintelen, 2014
Origem: Guangdong, Sul da China
Tamanho macho/fêmea: 2.5 / 3.5 cm
Temperatura da água: 15º - 27°C (ideal 24°C)
pH: pH 6.8 - 7.1
TDS: 140 - 200
GH: 5
KH: 2
Taxa de reprodução: Média - Alta
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Fácil




Apresentação

O Camarão Tigre é uma espécie ornamental bastante popular, já criado há algum tempo no hobby, sendo disponível diversas variedades de cor além da selvagem. A forma selvagem ainda é a mais comum, com um belo aspecto tigrado, seu cefalotórax e abdômen em tons amarelos destacam bastante as listras pretas de seu corpo.

O Camarão Tigre é um excelente “segundo passo”, já que é um pouco mais difícil de se reproduzir do que o camarão Red Cherry, pode viver junto com este e é um pouco mais barato do que a maioria dos demais camarões do hobby.








Origem

O Camarão Tigre vem sendo criado por muito tempo por aquaristas asiáticos, com a seleção de inúmeras belas variedades de cor. Porém, somente muito recentemente foi identificada sua espécie exata. Era mencionado em sites e livros de aquarismo como Caridina cf. cantonensis. Hoje se sabe que se trata da espécie Caridina mariae, descrita por Klotz & Rintelen em 2014. 

Como curiosidade, o nome específico é uma homenagem à esposa do Dr. Klotz, Maria, "pelo seu apoio durante várias expedições de campo, e sua grande paciência quando o primeiro autor (Dr. Klotz) passava a maioria das noites atrás do microscópio".


Sua distribuição nativa é a província Guangdong (antigo Cantão), Sul da China. Espécimes-tipo foram coletados em um pequeno córrego montanhoso próximo da cidade de Lixi, município Yingde, e uma pequena área pantanosa próxima de Conghua. São simpátricos com o Caridina cantonensis e Caridina conghuensis.





Caridina mariae
no seu habitat, foto e vídeo de
Chris Lukhaup e Werner Klotz.




Parâmetros de Água


Nos locais de coleta, o pH foi de 7.0, e condutividade de 40 μS. Em cativeiro, os parâmetros de água para os Camarões Tigre são tipicamente os mesmos de outras espécies de camarões anões asiáticos. Um pH em torno de 6.5 a 7.1 é adequado, e esta espécie também prefere águas com baixa dureza. Água limpa e livre de compostos nitrogenados também é uma necessidade, assim como para todos os camarões, e uma temperatura em torno de 24º a 25ºC é mais adequada aos Camarões Tigre.







Camarão Tigre, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.






Reprodução

com padrão abreviado, o Camarão Tigre se reproduz facilmente quando criado em boas condições. A água do aquário deve estar bem limpa e livre de contaminações. Cada fêmea de Camarão Tigre produz cerca de 20 a 25 ovos por postura, uma fecundidade um pouco mais baixa do que as demais espécies de Caridina. A reprodução é contínua se estiver saudável. Uma vez que ela tenha eclodido os ovos, levará não mais do que uma semana para a mesma fêmea produzir ovos novamente.

É importante lembrar que há hibridização com as demais Caridinas do complexo serrata (Red Crystal, Bee, etc), muitas vezes com descendentes férteis ("Tibee"). A manutenção com Neocaridinas (como o Red Cherry) é seguro.






Dimorfismo Sexual


A fêmea de Camarão Tigre é quase idêntica ao macho, exceto por ser um pouco maior, e mostrar uma câmara incubadora formada pela projeção inferior dos pleons abdominais. A largura total do corpo é também maior nas fêmeas de Camarão Tigre, com aspecto mais robusto. Não há dimorfismo na coloração, a mesma tanto para machos quanto para fêmeas. Você pode notar a diferença se observar a foto de uma fêmea ovada no topo da página e comparar com a foto abaixo de um macho. Note como o macho não possui a câmara incubadora, e ao invés disso seu abdome é reto.




Alimentação


Alimentar o Camarão Tigre é fácil. Eles irão comer qualquer coisa, desde espinafre, abobrinha, pastilhas de algas, etc. É melhor alimentá-los uma vez por dia. Apenas alimente os camarões com o suficiente para ser consumido no máximo em 2 ou 3 horas. Não é adequado alimentar em excesso, e ter comida sobrando por muito tempo. Superalimentação é um caso conhecido de mortes e pode causar queda na qualidade da água. Lembre-se que camarões são detritívoros na natureza. Eles irão comer o que eles encontrarem e não é normal existir uma fonte constante de alimento, 24 horas por dia. Deixar de alimentá-los por um ou dois dias não tem problema, e não irá afetar indivíduos dessa espécie de forma alguma. As vezes eu deixo de alimentá-los por um ou dois dias a fim de permitir que os camarões limpem seu sistema digestivo, e isso ajuda a manter a água limpa ao mesmo tempo. Costumam ser mais ativos e agressivos do que outros camarões, competindo mais na hora da alimentação. Abaixo está uma foto de dois Camarões Tigre compartilhando uma ração para camarões.








Red Tiger 




O Red Tiger é o irmão com listras vermelhas do conhecido Tiger. Em vez de listras pretas, tem listras vermelhas que tornam o camarão com aparência muito legal. Sua coloração não foi selecionada pelo cruzamento, e nem é uma mutação do comum Tiger. Ele tem listras vermelhas em estado selvagem.

O Red Tiger também é encontrado em Guangdong, Sul da China, mas habitando locais diferentes do Tiger comum. Foi introduzido no hobby há vários anos e era difícil de encontrar até o início de 2008, quando alguns criadores foram capazes de importar as espécies. Agora não é tão incomum como era antes, mas ainda há uma grande procura pela espécie. Como não é uma mutação selecionada em aquários, seria interessante saber a verdadeira localização da espécie, e compará-la com a localização da sua forma selvagem. A comparação dos diferentes locais pode oferecer uma pista do porquê esta espécie tem listras vermelhas e as outras não. Talvez os riachos que o Red Tiger vive são cobertos principalmente de rochas de cor vermelha ou cascalhos que ajudam os camarões sobrevivem devido a sua camuflagem. Não há dados confiáveis de localização, sabe-se somente que era uma área mais pantanosa da província próxima de Conghua. 







Camarão Red Tiger, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.














As tentativas para cruzar o Red Tiger com o Tiger poderão produzir um camarão híbrido. O resultado irá mostrar certas características de ambas as espécies e não será muito bonito. Abaixo está uma foto de um bebê Red Tiger. Observe como não há nenhuma listra preta, e é semelhante a um camarão filhote Red Cherry.




Abaixo uma foto da descendência híbrida de um Red Tiger e um Tiger. Observe as listras pretas, bem como a coloração vermelha.






Super Tiger 





Existe uma última variedade selvagem, chamada de Super Tiger ou Tiger Orange Tail, que tem uma coloração de base entre o bege, esbranquiçado ou quase transparente, suas listras são pretas e as extremidades do corpo são de cor amarelo-alaranjado. É uma variedade selvagem nativa de Taiwan.












Texto original adaptado da versão em inglês do site PlanetInverts. Tradução e adaptação: Rafael Senfft e Guilherme Anjos, atualização de Walther Ishikawa.



Bibliografia:

  • Klotz W, von Rintelen T. 2014. To “bee” or not to be—on some Ornamental Shrimp from Guangdong Province, Southern China and Hong Kong SAR, with Descriptions of Three New Species. Zootaxa. 3889(2): 151–184.




Agradecemos aos nossos parceiros Chris Lukhaup e Mil Marques pelo uso das suas fotos.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS