INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
"Caridina logemanni"  
Artigo publicado em 08/02/2015, última edição em 23/12/2022  


Nome comum
: Camarão "Crystal / Bee" Selvagem
Nome Científico: Caridina logemanni Klotz & Rintelen, 2014
Origem: Novos Territórios, Hong Kong
Tamanho macho/fêmea: 2.5 / 3.0 cm
Têmperatura da água: 19,8ºC
Parâmetros da água: pH 6.0
Taxa de reprodução: Médio - Alta
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Fácil



Apresentação

Em 2014 os Drs. Klotz e Rintelen publicaram um importante artigo na revista Zootaxa, descrevendo a nova espécie Caridina logemanni.  Diversas espécies selvagens asiáticas têm um aspecto "Bee", com faixas largas claras e escuras, mas o que mais se assemelha aos "Bee" selvagens mais conhecidos é o C. logemanni. O artigo foi bastante celebrado como a "descoberta da espécie científica dos Bee", mas o mesmo artigo analisou espécimes de aquário, mostrando que muitos são provavelmente híbridos, embora possivelmente com contribuição do C. logemanni. Veja mais detalhes  aqui .





C. logemanni. no seu habitat. Foto de Chris Lukhaup.


Origem

O C. logemanni foi coletado somente em três pequenos córregos montanhosos na região norte dos Novos Territórios, Hong Kong. A localização exata da coleta está arquivada com o material-tipo para proteger a população no habitat natural. Eram encontrados em águas rasas, em meio a folhas depositadas. Nenhuma outra espécie de camarão vivia junto com eles, mas grandes populações de C. cantonensis, uma espécie com ampla distribuição na região, eram encontradas em riachos próximos. 

Os camarões "Bee" eram mencionados em sites e livros de aquarismo como Caridina cf. cantonensis, antes da descoberta formal das espécies, como o C. logemanni.

Como curiosidade, o nome específico é uma homenagem aos irmãos Carsten e Frank Logemann, conceituados aquaristas alemães dedicados à criação de camarões anões.

Em 2018 foi detectada uma população invasora bem estabelecida no Japão, na planície de Kanto, sistema do Rio Ara.  





Vídeo mostrando o habitat do C. logemanni. Vídeo de Chris Lukhaup e Werner Klotz.







Vídeo e foto mostrando o habitat do C. logemanni 
nos Novos Territórios, Hong Kong. Foto e vídeo de Chris Lukhaup e Werner Klotz.



Parâmetros de Água


Nos locais de coleta, a temperatura foi de 19,8
ºC, o pH foi de 6.0, e condutividade de 33 μS. Em cativeiro, acredita-se que os parâmetros de água sejam tipicamente os mesmos de outras espécies de camarões anões asiáticos. Água limpa e livre de compostos nitrogenados também é uma necessidade, assim como para todos os camarões.






Camarão "Wild Bee" Caridina logemanni no aquário. Fotos de Mil Marques / Kaio Marques.




Reprodução


Alguns dos camarões coletados pelos autores foram reproduzidos e
m cativeiro. Confirmou-se um padrão abreviado, reproduzindo-se facilmente quando criado em boas condições. Cada fêmea produz poucos ovos grandes, medindo cerca de 1,2 mm ao final do seu desenvolvimento. Nascem como pequenos decapoditos de cerca de 3,5 mm de comprimento, em 3~5 dias passam por uma metamorfose para juvenis.

Estudos genéticos realizados pelos autores confirmaram a proximidade desta espécie com o C. cantonensis, com ampla distribuição na região, explicando os híbridos férteis das populações de aquário. Estas duas espécies juntas formam um clado irmão ao C. mariae ("Tiger"), também justificando os híbridos férteis dentre estas espécies ("Tibee").









C. logemanni no seu habitat. Fotos de Chris Lukhaup.




Dimorfismo Sexual


Habitual para os camarões anões. A fêmea do C. logemanni é um pouco maior do que o macho, possui uma câmara incubadora formada pela projeção inferior dos pleons abdominais, conferindo um aspecto mais arredondado e protruso ao abdomen.








Fêmea ovada do camarão "Wild Bee" Caridina logemanni no aquário. Fotos de Mil Marques / Kaio Marques.








Alimentação


Não há informação específica da espécie, mas acredita-se que seja semelhante aos "Bee" criados em aquários.






Bibliografia:

  • Klotz W, von Rintelen T. 2014. To “bee” or not to be—on some Ornamental Shrimp from Guangdong Province, Southern China and Hong Kong SAR, with Descriptions of Three New Species. Zootaxa. 3889(2): 151–184.
  • Oyama D, Maruyama T, Iguchi T. 2021 The first record of an alien freshwater shrimp, Caridina logemanni from Ara River System, eastern Japan. Izunuma-Uchinuma Wetland Researches 15: 121–129.


Muitas fotos e vídeos do artigo foram extraídas da expedição realizada por Chris Lukhaup e a equipe do Crustahunter para Hong King e China. O artigo original pode ser visto  aqui .
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS