INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
"Caridina venusta"  
Artigo publicado em 09/02/2015, última edição em 26/12/2019  


Nome comum
: Camarão "Crystal / Bee" Selvagem, "New Bee" Tipo II
Nome Científico: Caridina venusta Wang, Liang & Li, 2008
Origem: Guangdong, China
Tamanho macho/fêmea: 2.5 / 3.0 cm
Têmperatura da água: 18 - 26ºC
Parâmetros da água: pH 6.5 - 7.5
Taxa de reprodução: Médio - Alta
Comportamento: Pacífico
Dificuldade: Fácil



Apresentação

Em 2008 os Drs. Wang, Liang e Li publicaram um artigo na revista Zootaxa, descrevendo quatro novas espécies de Caridina coletadas na província de Guangdong (Cantão), China, todas com um padrão de faixas escuras largas (padrão "Bee"), devendo corresponder a algumas das várias espécies da região coletadas para fins ornamentais. Uma delas é o Caridina venusta, com um aspecto que lembra bastante alguns "Bee" selvagens criados em aquários há muito tempo.

Em 2014 os Drs. Klotz e Rintelen publicaram um importante artigo na mesma revista, descrevendo novas espécies, e também realizando análises genéticas de vários espécimes de aquário, mostrando que muitos deles são prováveis híbridos, mas alguns (20%) correspondiam à espécie C. venusta. Veja mais detalhes  aqui .

O trabalho de 2008 descreveu outra espécie chamada de Caridina tumida. Porém, novas coletas feitas pela equipe do trabalho de 2014 não detectaram semelhanças significativas entre esta espécie e o C. venusta (morfológicas e genéticas), tornando as duas espécies sinônimas.







Origem

O C. venusta foi coletado na cidade de Lixi, Condado de Yingde, Província de Guangdong (Cantão), Sul da China. Eram encontrados em riachos montanhosos de águas rasas, sedimento arenoso e grandes rochas, com poucas plantas aquáticas.

Os camarões "Bee" eram mencionados em sites e livros de aquarismo como Caridina cf. cantonensis, antes da descoberta formal das espécies, como o C. logemanni e C. venusta. Atualmente, alguns aquaristas chamam esta espécie de "New Bee Tipo II".

Alguns aquaristas (especialmente asiáticos) suspeitam que os "Bees/Crystals" ornamentais tiveram mais de uma origem, com mais de uma linhagem original, além daquela desenvolvida pelo Sr. Suzuki no Japão. Talvez outras linhagens tenham se desenvolvido na Ásia e Alemanha, além daquela. A existência de dois grupos de espécies nas colônias de camarões ornamentais do mundo (dos complexos cantonensis-logemanni e venusta-maculata) reforça esta suspeita.

Etimologia: O nome da espécie vem do latim venusta, elegante.




Vídeo mostrando o habitat do C. venusta (na ocasião da filmagem, ainda identificado como C. tumida). Vídeo de Chris Lukhaup e Werner Klotz.


Vídeo mostrando o habitat do C. venusta. Vídeo de Chris Lukhaup e Werner Klotz.





Parâmetros de Água


Não há dados sobre os parãmetros nos locais de coleta. Acredita-se que prefiram água mole e ácida, semelhante a outros "Bee" chineses. Água limpa e livre de compostos nitrogenados também é uma necessidade, assim como para todos os camarões. A temperatura deve estar em torno dos 26ºC e o pH entre 6.2 e 6.8, gH entre 4 e 6, kH entre 1-2. Extremos em todos os parâmetros citados devem ser evitados.





Habitat do C. venusta em Guangdong, China. Foto de Chris Lukhaup.



Reprodução


Não há informações específicas, mas sabe-se que não diferem de forma significativa dos demais "Bee". Mostram um padrão abreviado, reproduzindo-se facilmente quando criado em boas condições. Cada fêmea produz poucos ovos grandes, nascem como pequenas miniaturas dos pais, sem fase de larva planctônica.

Estudos genéticos realizados pelos autores do artigo de 2014 demonstram uma proximidade flogenética desta espécie com o C. maculata, outra espécie descrita em 2008, compondo clados irmãos.








C. venusta no seu habitat. Foto de Chris Lukhaup.




Dimorfismo Sexual


Habitual para os camarões anões. A fêmea do C. logemanni é um pouco maior do que o macho, possui uma câmara incubadora formada pela projeção inferior dos pleons abdominais, conferindo um aspecto mais arredondado e protruso ao abdomen.






Alimentação


Não há informação específica da espécie, mas acredita-se que seja semelhante aos "Bee" criados em aquários.






Bibliografia:

  • Wang L, Liang X, Li F. Descriptions of four new species of Caridina (Decapoda: Atyidae) from China. 2008. Zootaxa, 1726, 49–59.
  • Klotz W, von Rintelen T. 2014. To “bee” or not to be—on some Ornamental Shrimp from Guangdong Province, Southern China and Hong Kong SAR, with Descriptions of Three New Species. Zootaxa. 3889(2): 151–184.
  • Klotz L. Das Merkmal „Tigerschaufel“ bei zwei chinesischen Süßwassergarnelenarten - eine morphometrische Analyse. Dissertação (Admissão no Programa de Biologia e Ciências Ambientais) – Oberstufenrealgymnasium privado St. Charles Volders. Volders, Áustria, 2012.


As fotos e vídeos foram extraídas da expedição realizada por Chris Lukhaup e a equipe do Crustahunter para Hong King e China.

 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS