INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Tibee, Taitibee, Pinto  
Artigo publicado em 04/08/2019, última edição em 04/11/2019  


Tibee, Taitibee e Pinto 


Estas variedades de camarões anões foram selecionados a partir de diferentes cruzamentos entre o Tiger e o Crystal. Geralmente se inclui também cruzamentos incluindo o Tupfel. Embora sejam espécies diferentes, são geneticamente próximas, e estes híbridos têm descendência fértil.

Alguns acreditam que estas hibridizações nasceram da intenção dos criadores de reproduzir mais facilmente camarões Taiwan, mais caros e com menor fecundidade. Inserir Tigers seria uma forma de facilitar a reprodução destes camarões.

 


O que é o Tibee?


O Tibee é um híbrido entre qualquer Tiger e qualquer Crystal. Geralmente são usados Crystals com o gene Taiwan. Sua cor pode ser vermelha ou preta, a depender do Crystal usado. As faixas brancas são provenientes do Tiger, inicialmente pouco opacas e descontínuas. Se ao invés de usarmos um Tiger negro, usarmos um Tiger vermelho ou azul, estas faixas brancas terão uma tonalidade avermelhada ou azulada, com áreas descontínuas transparentes. 

Quando consegue-se opacificar o branco através de seleção, teremos um Fancy Tibee. Hoje se sabe que as variedades Golden e Snow White são Tibees altamente selecionados.

Inclui-se nos Tibee também cruzamentos entre CRS/CBS e Tupfel, nestes casos se obtêm um camarão negro ou vermelho, a depender do Crystal usado, e faixas laranjas ou azuis, dependendo se usarmos um Tangerine ou um Aura Blue. 



 

Tibee Red and White (Crystal Red x Red Tiger), fotos de Chris Lukhaup.





Tibee, foto de Chris Lukhaup.





O que é o Taitibee?


O Taitibee, também chamado de Taibee, é um híbrido entre um Tibee e um Taiwan Bee. Alguns autores consideram também Taitibee aqueles Tibee gerados a partir de Taiwan Bees. Novamente costuma-se incluir também cruzamentos com Tupfel (alguns chamam os com o Tangerine de TangTaitibee). Assim como o Tibee, há grande variedade de cores, mas estas são muito mais intensas e densas, devido ao gene Taiwan, que leva a hipercromatismo. Algumas cores ganharam nomes especiais, que veremos a seguir.

 





Taitibee Super Red Tiger, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.




















Taitibee Red White, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.




O que é o Pinto (German Pinto)?


O Pinto é uma variedade de cor do Taitibee, com grandes áreas brancas e escuras (vermelhas ou pretas), seu nome vem da variedade de cavalos Pinto (do espanhol “pintado”), com grandes manchas brancas sobre outra cor de base. Foi criado em 2011 pela aquarista alemã Astrid Weber, e é obtida cruzando-se um Black/Red Taiwan com um Tiger de qualquer cor. Há uma tendência atual de chamar estes camarões de German Pinto (Pinto Alemão), para diferenciá-los dos Taiwan Pinto (veja adiante). 


As duas principais variações de padrão que foram definidas pela criadora são camarões vermelhos ou pretos com faixas brancas no dorso do abdômen, e manchas brancas na cabeça. Existem três principais padrões de cor no Pinto:

  • Zebra Pinto – Pinto de baixo grau, negros, vermelhos ou azuis com pequenas faixas brancas no abdômen. São graduados pelo número e forma das faixas, aceita-se no máximo 6 faixas bem formadas.
  • Fancy Pinto – proporção igual entre áreas brancas e escuras.
  • Spotted Head Mosura Pinto – Pinto de alto grau, com predomínio de áreas brancas. Qualquer mancha exceto na cabeça é considerado imperfeito. Também são graduados pelo número (até 10) e tamanho das manchas na cabeça.


Estes camarões são produtos de extensas miscigenações, e tem prole heterogênea. 90% dos filhotes dos Pintos mantêm alguma característica que os define como tal, mas de forma heterogênea, com difícil fixação de características.






Pinto Bee Spotted Head, camarões criados por Astrid Weber, que desenvolveu a variedade Pinto. Fotos de Chris Lukhaup.



Outro exemplo de Pinto Bee Spotted Head, foto de Chris Lukhaup.











Pinto Bee Spotted Head,
fotos de Mil Marques / Kaio Marques.



















Zebra e Fishbone Pinto, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.














Pinto Zebra, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.




Em 2014 surge uma nova variedade de German Pinto desenvolvida pelo alemão Manfred Reinelt, os Steel Head, nas cores amarelo, azul e vermelho. Pouco se sabe sobre a sua origem, somente que surgiu durante seus esforços para melhorar a coloração dos seus cruzamentos Shadow Bee / Red Ruby e Tangerine Tiger, em F5.




O que é o Taiwan Pinto?


Os camarões Pinto ganharam grande popularidade no mercado asiático, inicialmente apresentados no Japão, e depois em Taiwan. Começaram a ser criados massivamente por aquaristas taiwaneses, e, aproveitando o sucesso desta variedade, a serem aperfeiçoados através de cruzamento com outras variedades. Foram apresentados por volta de 2012, chamados de Taiwan Pinto, para diferenciá-los dos Pintos originais alemães. 


O único padrão característico dos Taiwan Pinto é o aspecto tigrado do seu corpo. Se tornaram bastante populares no Japão, e gradações foram propostas, baseadas nas faixas tigradas, e se estas permanecem bem definidas até próximo da cauda. Quanto mais faixas, mais valorizado é o camarão. As faixas precisam ser separadas e atingir a porção inferior do abdômen. O grau também é definido pelas manchas na cabeça.


Um curioso padrão é o Nanashi ("sem nome" em japonês, por vezes escrita como Nanacy). Alguns chamam de "padrão indefinido", são Taiwan Pinto com faixas bem definidas na cauda, em número de 2 ou 3, geralmente com somente a extremidade anterior da cabeça branca.   













Pinto Nanashi, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.





Uma variedade específica dos Taiwan Pinto são os Galaxy Pinto. Recebem esse nome devido às múltiplas pequenas manchas claras na cabeça, sobre um fundo escuro, vermelho ou preto. Podem ter um padrão zebrado ou em "espinha de peixe" no abdômen.












Snow Galaxy Pinto, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.





Finalmente, em 2015 se acrescenta à coleção de variedades de Taiwan Pinto a forma Skunk Pinto (Gambá). Foi descoberta no Aquarama de Singapura em 2013, onde foi apresentada por um criador. Sua origem é um Black Taiwan cruzado com um Aura Blue. Ainda não foi tentada com um Red Taiwan, mas provavelmente obteria-se o mesmo resultado. Tampouco não foi tentado o cruzamento com um Tangerine, quem sabe seja o próximo padrão.






Bibliografia:

  • Pöhler M. "So kommt Licht ins Dunkle". Caridina 03/2019. 16-24.






Muitas informações deste artigo foram baseadas num texto de revisão do aquarista espanhol José María Requena, que nos permitiu publicar na íntegra, e pode ser visto aqui:  Revisão da História da "Caridina cantonensis" . Algumas importantes informações foram extraídas do Blog do aquarista de Singapura, Madshrimp, ao qual somos muito gratos. Sua página pode ser acessada no link:   Madshrimp  Agradecemos também aos nossos parceiros Chris Lukhaup e Mil Marques pelo uso das suas fotos.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS