INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Taiwan e King Kong  
Artigo publicado em 29/08/2019, última edição em 17/11/2019  



Gene Taiwan, King Kong e variedades de cor deste grupo 

 


Nos anos 2000, havia uma verdadeira corrida entre criadores de camarões ornamentais asiáticos e europeus na seleção de camarões CRS. Em 2006, houve uma grande marco nesta corrida, quando o aquarista taiwanês Yeh Ching Chun conseguiu isolar em meio à sua criação alguns camarões com cores muito intensas. Inicialmente pensou-se que se tratava de uma simples mutação surgida na sua colônia, que foi chamada na Europa de gene Taiwan. Achava-se que era um gene que levava a uma expressão exagerada do pigmento lipocromo (pigmentos hidrocarbonatos solúveis em gordura, tais como o caroteno, luteína e xantofila), gerando camarões hipercrômicos, ou seja, com coloração mais densa e intensa. Cruzamentos mostraram tratar-se de um gene recessivo e cumulativo, as gerações subsequentes terão cada vez mais cor. Este hipercromatismo é evidente até mesmo nos ovos, que tem coloração mais intensa.



Hoje, a teoria do "gene Taiwan" está sendo colocada em xeque, principalmente através das pesquisas envolvendo retrocruzamento realizadas pela aquarista alemã Monika Pöhler. Estes estudos mostram que provavelmente a variedade Taiwan é produto de um cruzamento entre diferentes camarões, entre um CBS/CRS e um Snow White. Hoje sabemos que o Snow White é uma forma bastante selecionada de um híbrido Crystal-Tiger (ou seja, um Tibee). Desta forma, podemos concluir que também o Taiwan não é nada menos do que um Tibee. O curioso é que alguns textos bastante antigos descreviam estes camarões como "Taiwan hybrid", talvez por este motivo. 



Então o "gene Taiwan" não existe? Como se explica a herança recessiva de hipercromatismo nestes camarões? Existe um paralelo bem interessante em mamíferos, que são os Ligres, híbridos de um Leão (macho) e uma Tigresa (fêmea). Gigantescos, são os maiores felinos conhecidos, podendo atingir 3,6 metros, maiores do que os Leões e Tigres. Curiosamente os Tigões (híbridos de Leoas e Tigres) não atingem este tamanho gigantesco. A explicação reside na chamada Impressão Genômica, um fenômeno epigenético onde genes não são expressos nos pais, somente nos híbridos. Nos pais, a expressão deste gene é bloqueada por um segundo gene, e nos híbridos a ausência deste segundo gene permite o primeiro expressar-se. Possivelmente o mesmo mecanismo está envolvido na herança hipercromática dos Taiwan. Não se trata de uma herança mendeliana recessiva simples, seria necessária a presença do gene do hipercromatismo e também a ausência do gene supressor.         


 

A contraparte é que camarões com o gene Taiwan são mais delicados, com elevada mortalidade especialmente de filhotes recém-nascidos. Parte disso se explica por problemas relacionados a excessivos cruzamentos consanguíneos, para se manter a linhagem. Porém, possivelmente o hipercromatismo também demande um metabolismo mais elevado, com maior fragilidade destes animais. O tempo de incubação dos ovos costuma ser mais longo do que nos CRS normais.


 

A primeira mutação Taiwan descrita foi uma mutação espontânea em um Black Crystal, produzindo um camarão praticamente negro, muito opaco, com reflexos azulados e pequenas linhas brancas ou azuladas na cauda, na metade do dorso, e por vezes na cabeça, enquanto seus olhos são castanhos. Este camarão foi batizado King Kong. Existem gradações nesta variedade, desde camarões praticamente pretos (King Kong Extreme), passando pelos Panda que possuem listras pretas e brancas na mesma proporção, até variantes mais recentes com predomínio de branco (Hinomaru e Mosura).





Extreme King Kong, foto de Chris Lukhaup.







King Kong, fotos de Chris Lukhaup.







Panda King Kong, fotos de Chris Lukhaup.





Hinomaru King Kong, foto de Chris Lukhaup.




 

Yeh Ching Chun também conseguiu isolar um Taiwan de cor vermelha, embora seja incerta a forma como isso ocorreu. Hoje sabe-se que há duas maneiras de se conseguir este resultado: uma mutação vermelha a partir de King Kong negros, ou um cruzamento entre um Red Crystal e Snow White. São variedades vermelhas equivalentes ao King Kong, e têm o mesmo sistema de classificação, mas com nomes diferentes. Ao invés de King Kong, é chamado de Red Ruby. Ao invés de Panda, a denominação é Red Wine. Da mesma forma, existe um grau chamado Extreme Red Ruby



Um padrão interessante é o Extreme Dark Ruby ou Shadow Ruby, que é um Extreme Red Ruby, mas com um tom avermelhado muito escuro, quase granada. Este padrão surge quando os pigmentos preto e vermelho competem na mesma proporção, determinando uma cor granada intensa.












Red Ruby Extreme, fotos de Elton Ishikawa.









Red Ruby, fotos de Chris Lukhaup.



 

 

Depois de alguns anos surgiu uma nova variedade, resultado do cruzamento entre um Snow White e King Kong, resultando em um camarão de cor branco-azulada e que é conhecido como Blue Bolt Taiwan Bee. Da mesma forma, se você cruzar um Red Ruby com um Golden Crystal pode-se obter um Red Bolt Taiwan Bee. É claro que também foram criadas gradações nestes camarões, em função da intensidade do azul ou vermelho.



Curiosamente, estes cruzamentos primários só geram camarões de graus médios e baixos. Então, como chegar a um camarão de alto grau? Novamente através de cruzamentos. Ao cruzar um Blue Bolt de grau mais baixo com um Aura Blue, se intensifica o azul. O resultado é um azul opaco (Taiwan) e intenso (Aura). Com os Red Bolt ocorre algo similar, mas ao invés de usar o Aura Blue, usaremos as Tangerine. Ambas são Caridina cantonensis, permitindo estes cruzamentos.  












Blue Bolt e Red Bolt, fotos de Chris Lukhaup.










Blue Mosura, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.

 



 

Desde 2006 havia registros de camarões escuros e verdes, batizados de Hulk. Hoje se sabe que se trata de Kink Kong com uma tonalidade esverdeada, são produtos do cruzamento de White Bee e Black Taiwan, e desde 2009 são comercializados. Este mesmo cruzamento pode gerar Taiwan azuis (Blue Jelly). Havendo predomínio do pigmento negro, teremos Hulk. Com o predomínio do branco, a cor será azulada. 


Da mesma forma, um cruzamento de White Bee e Red Taiwan gera camarões Taiwan amarelos (comercializados desde 2012) e laranjas (2013).






Green Hulk, foto de Chris Lukhaup.




Yellow King Kong, foto de Mil Marques / Kaio Marques.





Existem também os camarões Shadow, que são Pandas com listras azuladas em vez de brancas. Podem surgir espontaneamente dos Black Taiwan, embora não esteja claro se isto se deve a uma mutação espontânea ou um cruzamento. Também é intrigante que muitos Panda normais apresentem este padrão ao nascer, mas que desaparece com o crescimento, permanecendo somente nos Shadow verdadeiros.











Shadow, fotos de Chris Lukhaup.




Bibliografia:

  • Pöhler M. "So kommt Licht ins Dunkle". Caridina 03/2019. 16-24.




Muitas informações deste artigo foram baseadas num texto de revisão do aquarista espanhol José María Requena, que nos permitiu publicar na íntegra, e pode ser visto aqui:  Revisão da História da "Caridina cantonensis" . Agradecemos também aos nossos parceiros Chris Lukhaup e Mil Marques pelo uso das suas fotos.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS