INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarões Rili  
Artigo publicado em 09/11/2019, última edição em 12/02/2024  



Camarões Rili 

 


Os Camarões Rili são mutações dos Neocaridina davidi que mostram uma apigmentação em uma parte do seu corpo, geralmente uma faixa transparente no início do abdômen, próximo ao cefalotórax. Mas podem ter diversos padrões de apigmentação, uma ou mais faixas abdominais, o cefalotórax sem cor, e eventualmente o pleon sem pigmentos também. Estas porções sem pigmentos podem ser incolores, totalmente transparentes, ou mostrar pequenos pontinhos negros ou da cor básica da variedade. 

Esta mutação surgiu inicialmente em Taiwan, por volta de 2010, seu nome vem de 琉璃 ("liúlí", vidro colorido, vitrificado, pedra preciosa vítrea). Inicialmente eram vendidos a preços bastante elevados, atualmente é uma variante comum, com preços baixos após a estabilização do padrão. Não há uma padronização de grades para os Rili, mas tende-se a valorizar maiores áreas incolores, e secundariamente a intensidade das áreas pigmentadas.

A herança destas variedades não é muito clara, parece se tratar de uma herança recessiva mas não mendeliana. A variedade Rili seria recessiva em relação à comum. E a variedade de corpo azulado (veja adiante) seria recessiva em relação ao de corpo incolor. 












Orange Rili, note a variação no grau de pigmentação e padronagem, fotos de Chris Lukhaup.



A mutação pode surgir em qualquer variedade de cor dos N. davidi. Desta forma, teremos Red RiliOrange RiliYellow Rili, e assim por diante. A variedade laranja é uma das mais comuns, e pode se apresentar em diversas tonalidades, mais amareladas ou mais avermelhadas. Dependendo da cor, podem ter nomes alternativos, como Pumpkin Rili (abóbora), Sunkist Rili (Sunkist é uma marca americana de refrigerante, equivalente ao nosso Sukita, ou Fanta Laranja), etc. 







Orange Rili, num tom mais avermelhado, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.





Yellow Rili, foto de Chris Lukhaup.






Green Rili, fotos de Chris Lukhaup.




A primeira variedade Rili desenvolvida foi a vermelha, chamada simplesmente de Red Rili ou Red Rili Kohaku (紅白, "vermelho e branco" em japonês, as cores da bandeira nacional). A variedade vermelha com o cefalotórax bem pigmentado e o restante claro foi batizada de Little Red Riding Hood (Chapeuzinho Vermelho).

Em meio aos Red Rili, surgiu uma mutação que deixava os tecidos do animal com um tom azulado. Ou seja, os Rili desta variedade intercalam áreas vermelhas (coloração na carapaça) com áreas azuis (do tecido transparente do camarão). Foram batizadas de Red Rili Blue, ou BBRR (Blue Body Red Rili). Uma seleção em cima desta variedade visou eliminar totalmente a cor vermelha, gerando os Blue Rili (ainda com resíduos de pigmentação) e os Blue Jelly / Full Blue Rili (totalmente azuis transparentes).   







Red Rili Kohaku, fotos de Chris Lukhaup.









Red Rili Blue, fotos de Chris Lukhaup.



Blue Jelly, foto de Chris Lukhaup.





A partir da variedade azul escura de Neocaridina davidi (Deep Blue) surgiram os Rili de cor negra / azul escura, chamadas de Carbon Rili. Quando há um padrão de pontinhos e pequenas manchas enegrecidas sobre um corpo transparente, são chamados por alguns de Dalmatina (em alusão à raça de cachorro). 

De forma semelhante aos vermelhos, nas colônias surgiram camarões com o tecido azulado, batizados de Blue Carbon Rili, uma variedade que intercala áreas azul enegrecidas com áreas transparentes azuladas. Aqui também houve uma seleção visando eliminar totalmente a cor escura, gerando os Blue Velvet.  




Carbon Rili, Dalmatina Shrimp. foto de Chris Lukhaup.








Blue Carbon Rili em diversos graus de azul, fotos de Chris Lukhaup.




Blue Dream Rili, foto de Chris Lukhaup.




Blue Velvet, foto de Chris Lukhaup.




Por terem sido selecionados a partir destas cores, as variedades Rili são uma opção interessante para quem quer criar Neocaridinas de mais de uma cor no mesmo tanque, sem o risco de filhotes sem cor ou  Híbridos  de cor marrom. Cada um destes Rili podem ser criados juntamente com suas cores originais. Camarões vermelhos podem ser criados com azuis do tipo Blue Jelly.  



Finalmente, aquela faixa dorsal amarelada (Gold Back ou Racing Stripe) que surge em Neocaridinas pode ocorrer em Rilis também, em qualquer uma das variedades de cor. Porém, a faixa é interrompida nos locais onde não há pigmentação nos Rilis.  





 
Orange Rili, note o camarão maior central, com a faixa dorsal "Gold Back". Foto de Mil Marques / Kaio Marques.








Camarões Carbon Rili com a faixa dorsal "Gold Back". Note a interrupção da faixa nos segmentos abdominais sem pigmentação. Fotos de Julia Lopes e Fabio Bala.




Como curiosidade, o padrão Rili pode surgir também em Caridinas Crystal Bees e Tiger, especialmente nas variedades White ou Golden. São chamadas de Skeleton Crystal, ou até mesmo de Rili Bee, Golden Rili, etc.





CRS com padrão Rili, fotos de Fabiano Bossone Avanzo.






Agradecemos aos nossos parceiros Chris Lukhaup e Mil Marques pelo uso das suas fotos. Agradecimentos também aos amigos aquaristas Fabiano Bossone Avanzo, Julia Lopes e Fabio Bala por permitir publicar suas fotos.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS