INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
"Neocaridinas" coloridos 2  
Artigo publicado em 10/11/2019, última edição em 12/02/2024  


Variedades de cor do Neocaridina davidi (parte dois)


Para retornar à primeira parte do artigo, clique  aqui .





Variedades Verdes



As variedades verdes (Green Shrimp) do Neocaridina davidi são relativamente recentes (2016), e não têm uma origem única. Camarões verdes podem ser selecionados a partir da variedade laranja e amarela. Geralmente a seleção a partir da variedade amarela gera camarões com uma cor amarelada, verde-limão, mas podem selecionados indivíduos com um tom verde-musgo. Todas são chamadas de Green Shrimp indistintamente. Podem ser selecionadas para um tom mais escuro e intenso, chamadas de Green Jade.







Green Jade Painted e Green Jade, fotos de Chris Lukhaup.




Green Jade Goldenback fêmea junto a um Green macho, foto de Mil Marques / Kaio Marques.





Green Shrimp macho, foto de Mil Marques / Kaio Marques.





Green Shrimp, selecionados a partir de cruzamentos de Yellow. Fotos de Mil Marques.




Variedades Marrons (Chocolate)




Conhecidas como Schoko (chocolate em alemão), as variedades marrons também são recentes, e são obtidas a partir da variedade selvagem de Neocaridina davidi. Graus elevados dessa coloração são chamados simplesmente de Chocolate Shrimp.


Este grupo é importante também por dois motivos: a partir do Schoko são obtidas as variedades vermelho-translúcidas, as Bloody Mary, descritas no artigo  Sakura / Fire Red . E a partir do Chocolate são obtidas algumas variedades azuis, como o Blue Diamond e Blue Dream, descritas abaixo.








Schoko e Schoko Goldtop, fotos de Chris Lukhaup.








Chocolate Shrimp, fotos de Mil Marques / Kaio Marques.






Schoko Sakura, foto de Chris Lukhaup.








Purple e Deep Purple, fotos de Chris Lukhaup.







Black Brown, fotos de Chris Lukhaup.








Variedades Azuis e Negras




As variedades azuis de Neocaridina davidi são um grupo bem peculiar, já que as diversas variedades desta cor não têm uma origem única. Este fato explica os muitos relatos de perda da cor azul em cruzamentos de diferentes variedades azuis. E talvez seja aqui onde haja maior controvérsia na genealogia das cores dos N. davidi, além do problema adicional de que muitas destas variedades são nomeadas erroneamente, com muitos sinônimos e nomes comerciais confusos.  

Existem principalmente três formas independentes de se obter um camarão de cor azul:




1. Durante o desenvolvimento das variedades  Rili
, surgiram alguns indivíduos vermelhos (Red Rili) que tinham os tecidos corporais num tom azulado transparente. Ou seja, intercalavam áreas pigmentadas vermelhas e áreas azuladas transparentes, sendo batizadas de Red Rili Blue. Uma seleção visando-se eliminar totalmente as áreas vermelhas culminou na variedade Blue Jelly (Geléia Azul), com o corpo azul claro transparente. Também são chamados de Full Blue Rili.





Red Rili Blue, ainda com pequenas áreas vermelhas. Foto de Chris Lukhaup.



Blue Jelly, foto de Chris Lukhaup.





2. uma segunda forma de se conseguir Neocaridina davidi na cor azul é a partir das formas negras, as quais são selecionadas diretamente das formas selvagens. Dos selvagens, surgiram camarões com áreas negras-azuladas que foram chamados de Deep Blue Neo, a partir das quais foram selecionadas também as variedades negras, como a Black Rose.

Variedades  Rili  destas cores são chamadas de Carbon Rili. Assim como nos Rili vermelhos, surgiram formas com os tecidos corporais azulados, batizados de Blue Carbon Rili. Uma forma altamente selecionada, visando-se eliminar as áreas escuras, resultou nos Blue Velvet

Algumas fontes consideram sinônimos Blue Jelly e Blue Velvet, realmente, ambos são obtidos através de um extremo de fenótipo Rili. Uma forma de diferenciá-las seria pelos pigmentos remanescentes, quando existirem, muitas vezes estes camarões possuem áreas residuais pigmentadas, pontinhos de pigmentação que no Blue Jelly serão vermelhas, e no Blue Velvet serão negras. Da mesma forma, nos descartes dos filhotes, podem surgir camarões com traços vermelhos ou negros, a depender da variedade. Outro detalhe é que, por um motivo incerto, os Blue Velvet costumam ter um tom de azul mais escuro, confundindo-se com os Blue Dream descritos abaixo. 








Black Rose, foto de Chris Lukhaup.






Black Golden Top, foto de Chris Lukhaup.





Blue Velvet, foto de Chris Lukhaup.





Light Blue, foto de Chris Lukhaup.







3. A última maneira de se conseguir camarões de cor azul é a partir dos Chocolates. Este é um ponto controverso, alguns autores argumentam que na realidade a origem de todos os camarões descritos adiante é a partir dos Carbon Rili, num processo semelhante aos Blue Velvet, o que explicaria alguns destes camarões com um aspecto que lembra os Rili. Esperamos que este mistério seja elucidado nos próximos anos. 

Inicialmente podem surgir formas azuis, que foram batizadas de Blue Diamond, ou Blue Wizard. É um camarão em tom azul bem escuro, mas ainda com áreas escuras enegrecidas, principalmente na carapaça. Uma seleção desta variedade gerou os camarões Blue Dream, também chamados de Topaz ou Sapphire, com uma cor azul escura transparente homogênea.     






Blue Diamond. Note o aspecto lembrando um pouco um Rili. Foto de Chris Lukhaup.






Blue Dream, fotos de Chris Lukhaup.



Blue Diamond e Blue Dream, foto de Mil Marques / Kaio Marques.




Blue Saphire, foto de Chris Lukhaup.







Linhagens de cores


Muitos criadores de Neocaridina, principalmente da Alemanha, têm trabalhado cada vez mais com o conceito de Linhagens de Cores, uma classificação baseada na origem e genealogia da variedade, ao invés da cor final. Como vimos, uma classificação somente baseada em cores pode ser enganadora, por exemplo o Bloody Mary mais relacionado com os Chocolates, e algumas cores azuis com origens distintas, como o Blue Jelly  e Blue Dream. Uma classificação por linhagens permitiria uma visualização mais fácil de possíveis cruzamentos de cores diferentes em aprimoramentos, e para saber quais cores poderiam ser mantidas juntas num mesmo aquário, por exemplo. Veja que o Green e Jade é uma situação especial, são mencionados nas linhagens amarela e laranja. Embora indistinguíveis, camarões verdes de linhagem amarela não são compatíveis com camarões verdes de linhagem laranja. 




Linhagem Vermelha

Lembrando que a primeira variedade de cor selecionada de Neocaridina foi a vermelha, o Red Cherry. Esta linhagem inclui quase todas as outras variedades de cor vermelha, exceto a Bloody Mary e Red Onyx. Ou seja, Sakura, Fire Red, Taiwan Red, Painted Red e Kanoko. Inclui também os Rili Vermelhos, os Kohaku e Chapeuzinho Vermelho, assim como os azuis derivados destas variedades, como Red Rili Blue, Blue Rili e Blue Jelly


Linhagem Amarela

Grupo pequeno, só inclui as variedades de cor amarela, como Yellow, Yellow Sakura, Fire Yellow, Yellow Neon e 24K. Inclui também os Rili AmarelosCamarões verdes estão em parte incluídos aqui, como o Green Green Jade, assim como os Rilis Verdes.



Linhagem Laranja

Inclui todas as variedades de cor laranja, como OrangeOrange Sakura e Orange Neon, assim como os Rili Laranjas. Camarões verdes estão em parte incluídos aqui, como o Green Green Jade, assim como os Rilis Verdes.



Linhagem Preta

Variedades escuras Deep Blue foram selecionadas a partir de Neocaridinas selvagens, e é a base desta linhagem preta, como a Black Rose e Black Sakura. Inclui os Carbon Rili e as variedades derivadas, inclusive as azuis, como Dalmatina, Blue Carbon Rili Blue Velvet. Variedades Chocolate ou Schoko também se originam destes pretos, e estão incluídos neste grupo. A partir destes chocolates, foram obtidas algumas variedades vermelhas, o Bloody Mary e provavelmente o Red Onyx, e variedades roxas, como o Deep Purple. Também foram obtidas outras variedades azuis, como Blue Diamond, Blue Wizard, Blue Dream, Topaz e Sapphire. Note que se trata de um grupo grande e heterogêneo. É neste grupo que há maior potencial de aprimoramento e seleção de novas variedades de cor.
   







Tradução e adaptação a partir do artigo original "Yellow Shrimp": Gustavo Tokoro. Atualização de Walther Ishikawa, consultoria de Mil Marques.


Agradecemos aos nossos parceiros Chris Lukhaup, Mil Marques e Kaio Marques por permitir o uso das suas fotos no nosso artigo.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS