INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Sulawesi Red Line  
Artigo publicado em 03/01/2020  

Nome comum
: Camarão do Sulawesi Linha Vermelha / Red Line Bee Shrimp 
Nome Científico: Caridina striata von Rintelen & Cai 2009
Origem: Lagos da Ilha de Sulawesi, Indonésia 
Tamanho macho/fêmea: 1.0 cm / 1.3 cm 
Temperatura da água: 25 - 30 °C 
Parâmetros da água: pH 7.0 - 8.5 
Taxa de reprodução: Baixa 
Comportamento: Pacífico 
Dificuldade: Difícil


Apresentação

O Camarão Linha Vermelha é um pequeno camarão originário de Sulawesi, na Indonésia, com uma coloração marcante de finas listras longitudinais vermelhas e brancas, como indica seu nome ("estriado, com faixas").   




Origem

O Camarão Linha Vermelha é originário de Sulawesi, Indonésia. É comum no lago Towuti, mas encontrado também no lago Mahalona, ambos do complexo Malili. É encontrado em substratos sólidos, como rochas e troncos submersos. Para quem tiver interesse, uma leitura interessante é este artigo:   Expedição ao Sulawesi  com informações mais detalhadas dos lagos de Sulawesi, e belas fotos subaquáticas do seu ecossistema.













Parâmetros de Água

Como para todos os camarões de Sulawesi, é extremamente recomendado que o Camarão Linha Vermelha seja mantido numa temperatura de pelo menos 25ºC. Trata-se de um lago tropical, de águas quentes, e qualquer valor abaixo pode matar indivíduos dessa espécie. Também é recomendado que esta camarão seja mantido em aquários com água dura e pH acima de 7,0. É uma espécie sensível, recomendada somente para criadores mais experientes.






Dimorfismo sexual


Assim como acontece com quase todos os camarões de Sulawesi, o dimorfismo sexual do Camarão Linha Vermelha é desconhecido. Provavelmente as fêmeas mais desenvolvidas tenham os pleons abdominais maiores e mais desenvolvidos, formando uma câmara de incubação para os ovos.



Reprodução

Mesmo entre os camarões de Sulawesi, o Linha Vermelha é uma espécie mais incomum, e com menos informações disponíveis sobre a sua criação. Há relatos de reprodução bem sucedida em aquários, mas com poucos detalhes. Sabe-se que a reprodução ocorre em água 100% doce, sem necessidade de água salobra. Não existe fase larval, dos ovos nascem camarões bem formados, caracterizando um padrão abreviado de reprodução. Para maiores informações sobre o ciclo de reprodução de camarões de aquário de água doce, leia o artigo  A reprodução do camarão de água doce no aquário .











Aparência

O Camarão Linha Vermelha possui uma bela coloração, com faixas finas longitudinais brancas e vermelhas, criando um padrão zebrado fino. Além das faixas, pode apresentar algumas pequenas manchas brancas dorsais também. As pernas são vermelhas translúcidas, exceto os dois primeiros pares, que têm cor branco brilhante, que se destacam bastante quando estão se alimentando. 




Alimentação

A alimentação desta espécie é semelhante aos demais camarões de Sulawesi, a dieta básica é herbívora, alimentando-se de algas e biofilme em substratos do aquário. Pode ser complementada com rações específicas, Spirulina, e alimentos caseiros como legumes e verduras.  

A alimentação deve ser feita apenas uma vez por dia, e numa quantidade que seja o suficiente para ser consumido no máximo em 2 ou 3 horas.




Bibliografia:

  • von Rintelen K, Cai Y. (2009). Radiation of endemic species flocks in ancient lakes: Systematic revision of the freshwater shrimp Caridina H. Milne Edwards, 1837 (Crustacea: Decapoda: Atyidae) from the ancient lakes of Sulawesi, Indonesia, with the description of eight new species. The Raffles Bulletin of Zoology 57: 343-452.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS