INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Sulawesi Azul  
Artigo publicado em 03/01/2020  


Nome comum
: Camarão do Sulawesi Azul / Blue Morph Shrimp 
Nome Científico: Caridina caerulea von Rintelen & Cai 2009
Origem: Lago Poso, Ilha de Sulawesi, Indonésia 
Tamanho macho/fêmea: 2.5 cm / 3.0 cm 
Temperatura da água: 25 - 30 °C 
Parâmetros da água: pH 7.0 - 8.5 
Taxa de reprodução: Baixa 
Comportamento: Pacífico 
Dificuldade: Difícil


Apresentação

O Camarão Azul do Sulawesi possui uma coloração azul bastante marcante. É uma espécie com o corpo alongado, e um rostro bastante longo e delgado que se destaca. O nome oficial da espécie é Blue Morph Shrimp, mas também é conhecido como Blue Leg Shrimp e Blue Poso Shrimp.

O nome específico caerulea significa "azul" em latim. Inicialmente pensava-se tratar de uma sub-espécie ou morfotipo do Caridina ensifera, uma espécie endêmica do Lago Poso, com um típico rostro bastante longo e curvo (ensifera significa "portador de sabre" em latim). Era chamado de C. ensifera var. "Blue morphe", que é a origem do nome popular usado ainda hoje. O C. ensifera continua sendo uma espécie válida, chamada popularmente de "Red Morph". Hoje sabe-se que são duas espécies bastante afastadas filogeneticamente, apesar da aparência parecida.



Origem

O Camarão Azul é encontrado somente no Lago Poso, o lago ao norte do complexo Malili, em Sulawesi, Indonésia. Pra quem tiver interesse, uma leitura interessante é este artigo:   Expedição ao Sulawesi  para informações mais detalhadas dos lagos de Sulawesi, informações sobre este habitat e fauna, com belas fotos subaquáticas do ecossistema dos lagos.

É encontrado tipicamente em substratos sólidos como rochas e troncos, eventualmente encontrado também em plantas aquáticas, o que é distinto do C. ensifera. Tem ampla distribuição no lago, mas não é encontrado nos rios adjacentes. Bastante comum, mas mais raro do que o C. ensifera.






Parâmetros de Água


Como para todos os camarões de Sulawesi, um fator crítico é a temperatura da água. Trata-se de um lago tropical, e é extremamente recomendado que o Camarão Azul seja mantido numa temperatura de pelo menos 25ºC. Também é adequado que esta espécie seja criada em aquários com água dura e pH acima de 7,0. É uma espécie delicada, recomendada somente para aquaristas experientes, mas há muitos relatos descrevendo-a como sendo mais robusta do que as outras espécies dos lagos.

Por ser uma espécie lacustre, não aprecia muita correnteza no aquário. Este detalhe parece ser importante na criação dos seus filhotes. 



Dimorfismo sexual

Diferente dos demais camarões do Sulawesi, o dimorfismo sexual do Camarão Azul é mais evidente, por possuir o corpo transparente. Desta forma, a sela (ovários maduros) é visível sob a carapaça, de cor amarela-esverdeada, podendo-se assim identificar a fêmea. Fêmeas bem desenvolvidas também têm os pleons abdominais mais desenvolvidos, formando a câmara incubadora onde carregam os ovos.






Reprodução


O Camarão Azul pode ser reproduzido com relativa facilidade em aquários, desde que seja mantido em condições adequadas, de forma mais fácil do que outros camarões do Sulawesi. Há diversos relatos de criações bem sucedidas, assim como o desenvolvimento dos filhotes. As fêmeas ovadas carregam cerca de 16-32 ovos que medem cerca de 1mm, por um período de 18-20 dias. 

Como as demais espécies do sistema de lagos, a reprodução é conseguida em água 100% doce, sem necessidade de adição de sal ou água salobra. Não existe fase larval, os bebês camarões nascem já bem formados, caracterizando um padrão abreviado de reprodução. Para maiores informações sobre o ciclo de reprodução de camarões de aquário de água doce, leia o artigo  A reprodução do camarão de água doce no aquário .



Aparência

Assim como o C. ensifera, o Camarão Azul possui um corpo alongado e transparente, e rostro bastante fino e longo. Desta forma, lembram um pouco Camarões Fantasmas. A coloração de base é tenuemente amarelada ou avermelhada, as antênulas são vermelhas. Possui uma coloração azulada nas pernas e rostro, além de um par de manchas alongadas de cor azul profunda nos urópodes (foto abaixo). 


 









Comportamento

Diferente da maioria dos camarões do Sulawesi, o Camarão Azul não é uma espécie tímida, é bastante ativa movimentando-se pelo aquário todo. Hábitos diurnos, passa o dia raspando algas do substrato e procurando comida. É muito importante que você mantenha a água limpa e os parâmetros de água conforme é informado no topo desta página.


Alimentação

A alimentação desta espécie é semelhante aos demais camarões de Sulawesi, a dieta básica é herbívora, alimentando-se de algas e biofilme em substratos do aquário. Pode ser complementada com rações específicas, Spirulina, e alimentos caseiros como legumes e verduras.  

A alimentação deve ser feita apenas uma vez por dia, e numa quantidade que seja o suficiente para ser consumido no máximo em 2 ou 3 horas.





Bibliografia:

  • von Rintelen K, Cai Y. (2009). Radiation of endemic species flocks in ancient lakes: Systematic revision of the freshwater shrimp Caridina H. Milne Edwards, 1837 (Crustacea: Decapoda: Atyidae) from the ancient lakes of Sulawesi, Indonesia, with the description of eight new species. The Raffles Bulletin of Zoology 57: 343-452.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS