INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
Camarão Takashi Amano  
"Caridina multidentata/japonica"  

Nome em português: Camarão Takashi Amano
Nome em inglês: Amano Shrimp
Nome científico: Caridina multidentata/japonica
Origem: Japan
Tamanho: 4-5 cm
Temperatura da água: 20-28C
pH: 6.5 - 7.8
Reprodução: Necessita de água salobra para as larvas
Comportamento: Não-agressivo
Dificuldade: Fácil

Geral

O Camarão Takashi Amano tem seu nome graças ao conhecido aquarista de mesmo nome que frequentemente usa os camarões no aquário como comedores de algas. No entanto, muitas pessoas não sabem que esta espécie é difícil de se reproduzir e que praticamente todos são retirados da natureza e vendidos aos aquaristas. Reprodução em cativeiro tem sido conseguida mas é rara.

Popularidade

Como já foi dito anteriormente, a sua popularidade no mundo se deve ao seu descobridor, o Aquarista Takashi Amano. A idéia de que eles são ótimos comedores de alga também atrai os aquaristas de aquários plantados. Infelizmente a maioria dos quaristas que os compram não sabem que não podem se reproduzir em água doce e se furstram ao ver que as fêmeas grávidas com vários ovos nunca produzem filhotes.

Mortes 

Não é incomum que o Camarão Takashi Amano morra logo depois de ser introduzido no aquário. Praticamente todos os camarões Amano são retirados da natureza e não estão acostumados com as condições de cativeiro. Além disso, a falta de alimento pode causar mortes. A maioria dos aquaristas de primeira viagem acha erroneamente que eles são exclusivamente comedores de alga e não necessitam de comida.Mortes podem ser causadas pelo estresse de embalagem, envio, falta de aclimatação às novas e diferentes condições dos parâmetros da água do aquário no qual estão sendo introduzidos.




Reprodução

Como já foi dito o Camarão Takashi Amano necessita água salobra para poder reproduzir com sucesso. A fêmea grávida carrega vários ovos, uma estratégia para compensar a alta perda de larvas depois da eclosão. As larvas são bem delicadas e necessitam de cuidados especiais. Abaixo uma rápida passagem sobre as informações necessárias para a sua reprodução.



 

Reprodução em cativeiro

Os adultos são mantidos em um tanque de reprodução de 150L com um filtro de esponja e muito rabo-de-raposa. O pH fica por volta de neutro e a temperatura por volta de 25C. São alimentados com comida peletizada e eventualmente comida para peixes de fundo - há também muita alga peteca no aquário, mais do que eles podem comer. As larvas crescem em água salgada. Nenhuma comida suplementar foi adicionada. Até agora, os melhores resultados foram:



Iluminação 24h
Aeração suave
Temperatura por volta de 24 C
Nestas condições as larvas começaram a se metamorfosear em pós-larva depois de 20 dias. Temperaturas mais altas parecem frear se desenvolvimento. Levou cerca de 6 meses para um ciclo completo da eclosão à produção de ovos.

Alimentação

É recomendável que o Camarão Takashi Amano seja alimentado como qualquer outro camarão. Usar esta espécie exclusivamente como comedor de algas não será bom para a sua saúde no longo prazo. Estes são camarões relativamente grandes e necessitam de um bom suprimento de comida. Eles comem espinafre, abobrinha, bolachas de algas ('wafers'), comida de camarão, comida de peixe, bloodworms, etc. A alimentação deve ser dada diariamente, devendo ser dada uma quantidade suficiente para que termine no máximo em 2-3 horas. Não é bom alimentar em excesso e deixar a comida por muito tempo no aquário.


Tradução e adaptação: Fernando Tsukumo

 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS