INÍCIO ARTIGOS ESPÉCIES GALERIA SOBRE EQUIPE PARCEIROS CONTATO
 
 
    Espécies
 
"Neocaridina palmata"  
Artigo publicado em 10/01/2012, última edição em 15/02/2020  

Camarão Blue Pearl, foto de Mil Marques e Kaio Marques.


Nome Científico: Neocaridina palmata (Shen, 1948)
Origem: Sul da China e Vietnã
Tamanho macho/fêmea: 2,5 cm / 3,0 cm
Temperatura da Água: 20 – 30º C
Parâmetros da Água: pH 6.5 - 7.5
Taxa de reprodução: alta
Comportamento: pacífico
Dificuldade: fácil


Apresentação

Neocaridina palmata é uma espécie bastante comum de camarão anão, encontrada numa área extensa do sul da China, ao sul do rio Yangtze. Ocorre também no Vietnã. Na China, é comum também habitando cavernas. É encontrado tanto em riachos límpidos, quanto lagos e açudes.

Possui quatro sub-espécies:
  • Neocaridina palmata bosensis (Cai, 1996)
  • Neocaridina palmata luodianica (Liang, 2004)
  • Neocaridina palmata meridionalis (Liang, 2004)
  • Neocaridina palmata palmata (Shen, 1948)

São muito comuns nestes locais, bastante prolíficos. São coletados em grande número pelos moradores locais, e vendidos para alimentação, frescos ou desidratados. 

É criado há muito tempo como camarão ornamental, especialmente nas suas duas formas mais conhecidas, Blue Pearl e Snowball. Até há pouco tempo atrás, acreditava-se que estes camarões fossem da espécie Neocaridina zhangjiajiensis. Mas um trabalho realizado em 2012 pelo Dr. Werner Klotz usando a análise de DNA mitocondrial (mDNA) mostrou que se trata na realidade de Neocaridina palmata.

São muito facilmente confundidos com o Neocaridina davidi, praticamente indistinguíveis a olho nu. Alguns artigos científicos mencionam uma diferença no rostro, tipicamente longo, alcançando o final do terceiro segmento do pedúnculo antenular, mas por um motivo incerto isto não se aplica a camarões de aquário (veja as fotos do artigo, exemplares selvagens com o rostro longo, mas de aquário com o rostro bastante variável, muitas vezes curtos). O endópodo do primeiro pereiópode do macho tem aspecto em palma (daí seu nome científico), e o apêndice masculino tem muitos espinhos. Mas estes dois aspectos são quase impossíveis de serem vistos em camarões vivos.    






Detalhe do primeiro pereiópode do macho de
Neocaridina palmata. Exemplar selvagem, fotografado em Tseung Kwan O, Hong Kong. Imagem de H.T.Cheng.



Reprodução

A reprodução acontece a cada 2 meses, eles carregam os ovos por aproximadamente 3 semanas o tempo de formação de cada geração é de aproximadamente 3-5 meses, dependendo da temperatura pois não haverá reprodução se a temperatura for muito baixa (<15°C). Reproduzir estes camarões é muito fácil desde que a água do aquário esteja limpa e não haja condições inadequadas, se esta espécie estiver saudável se reproduzirá rapidamente, quase tão rápido quanto o Camarão Red Cherry. Por favor lembre-se que estes camarões não podem ser mantidos com nenhum camarão Neocaridina senão eles vão cruzar e criar um híbrido feio.

O melhor jeito de saber se os ovos da fêmea estão próximos da eclosão é pela aparência dos ovos, pois aparecem olhos dentro de cada ovo. Isso é facilmente perceptível e irá permitir saber quando a eclosão estará próxima de ocorrer. Outro jeito de saber é pela emergência de uma nova sela, indicando que a fêmea está preparada para ter receber ovos e os ovos atuais estão próximos de eclodirem. 

Lembre-se que todas as variedades de cor (resultantes de cruzamento seletivo) são criados para produzir gerações apenas de sua respectiva cor. Desta forma, manter a reprodução dentre as mesmas variações com os mesmos genes vai de encontro ao propósito de continuar a criação destas variedades já selecionadas. Misturar de forma não planejada variedades de Neocaridina palmata irá acabar com todo o propósito de se manter espécies selecionadas. Por favor leia o artigo  Meus camarões vão se hibridizar?   para maiores detalhes sobre reprodução cruzada e  híbridos  . Para mais informações sobre o ciclo de reprodução dos camarões de água doce, por favor leia o artigo  A reprodução do camarão de água doce no aquário .





Ovos de Snowball perto de serem eclodidos, há olhinhos nos ovos:







Alimentação

Alimentação também é muito fácil, tendo em vista que eles irão se alimentar de qualquer comida para peixes ou camarões. Eles irão comer quase qualquer coisa, desde espinafre cozido, abobrinha, ração de algas, ração específica para camarões, bloodworms, ração em flocos para peixes. 

É melhor alimentar uma vez ao dia. Apenas sirva uma quantidade de comida que possa ser consumida pelos camarões em 2-3 horas no máximo. Não é bom alimentar em excesso e deixar comida por muito tempo no aquário, pois a sobrealimentação é uma conhecida causa de morte e pode causar variação na qualidade da água. Lembre-se que na natureza camarões são catadores, eles irão comer tudo o que encontrarem e não são acostumados a ter comida disponível o tempo todo. Deixar de alimentá-los por um ou dois dias é bom e não prejudicará esta espécie. Algumas vezes eu deixo de alimentá-los por alguns dias para que eles limpem o aquário, ajudando assim na qualidade da água.



Sexagem

Sexar estes camarões é muito fácil, exatamente como outras espécies Neocaridina como o Camarão Red Cherry, etc. No caso do Blue Pearl, os ovos são quase sempre acastanhados/verdes e a sela da mesma cor, típico das espécies Neocaridina. Nos Snowball estes são esbranquiçados.

Nas fotos abaixo você pode ver como o macho Blue Pearl é menor, possui cor azul menos intensa, e o ventre é uma linha reta sem a forma curva. Fêmeas são muitos mais fáceis de identificar pois são maiores que os machos, tem uma cor azul mais escura, além de ter o ventre curvo.

Camarão Blue Pearl macho:



Camarão Blue Pearl fêmea:


Camarão Snowball fêmea, com a sela cheia de ovos ainda não desenvolvidos:








Parâmetros da água

Na natureza, estes camarões são encontrados em parâmetros relativamente amplos, o que explica sua robustez, são facilmente adaptáveis a várias condições. São coletados em locais com pH variando de 6.0 a 7.0, e temperatura entre 2°C e 28°C. se desenvolve melhor em água levemente alcalina com dureza média-alta. A temperatura pode variar entre 20°C e 30°C. Tenha certeza que tem oxigênio suficiente dissolvido na água caso a temperatura esteja alta.






Neocaridina palmata - Forma selvagem



A coloração é bastante variável. Na natureza, exemplares de riachos costumam ser mais transparentes, e as de lagoas com uma cor mais opaca, verde-azulada escura, ou azul. 





Neocaridina palmata
selvagem, foto de Chris Lukhaup.














Neocaridina palmata selvagem, fotografadas em Tseung Kwan O, Hong Kong. Imagens de H.T.Cheng.






Camarão Snowball

Sua coloração inteiramente branca, inclusive os ovos são brancos, faz com esta espécie se diferencie dos demais. O Snowball é chamado assim devido à coloração dos seus ovos, os quais parecem bolas de neve. Esta variedade foi selecionada geneticamente por Ulf Gottschalk, um criador de camarões na Alemanha.










Camarão Snowball, foto de Chris Lukhaup.











Camarão Snowball, fotos de
Mil Marques e Kaio Marques.







Camarão Blue Pearl


O Camarão Blue Pearl (Pérola Azul) é diretamente ligado ao Camarão Snowball (Bola de Neve). Tanto o Camarão Blue Pearl quanto o Camarão Snowball foram selecionados geneticamente pelo Ulf Gottschalk, um criador de camarões na Alemanha.



Camarão Blue Pearl, fotos de Chris Lukhaup.











Camarão Blue Pearl, foto de Mil Marques e Kaio Marques.





Outras variedades de cor


Outras variações de cor que estão sendo desenvolvidas mas ainda não estão disponíveis são: âmbar (amarelo escuro), verde, laranja e vermelho.


Variedade âmbar:



Bibliografia:

  • Cai Y, Yuan S. (1996) Atyid shrimps (Crustacea: Decapoda: Caridea) from the Chishui region of Guizhou Province, southern China. The Raffles Bulletin of Zoology, 44 (2), 371–398.
  • Li SQ, Liang X-Q. (2002) Caridean prawns of northern Vietnam (Decapoda: Atyidae, Palaemonidae). Acta Zootaxonomica Sinica, 27, 707–716.
  • Jingcheng R, Weicheng Y. (2015) A Review of Progress in Chinese Troglofauna Research, Journal of Resources and Ecology 6(4), 237-246.
  • De Grave, S. 2013. Neocaridina palmata. The IUCN Red List of Threatened Species 2013: e.T198273A19013900. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2013-1.RLTS.T198273A19013900.en. Downloaded on 13 October 2019.
  • Chen WJ, Chen QH, Guo ZL. Caridean prawn (Crustacea, Decapoda) with description of a new species and an invasive crayfish from Yuelu mountain national park, Hunan, China. Zootaxa. 2018 Sep 11;4472(3):532-544.




Tradução e adaptação: Cleidson Silva, Gustavo Tokoro, Walther Ishikawa



As fotografias de H.T.Cheng estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. As demais fotos têm seu "copyright" pertencendo aos respectivos autores.
 
« Voltar  
 

Planeta Invertebrados Brasil - © 2024 Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites: GV8 SITES & SISTEMAS